Daniela Cardoso
Para comemorar a marca de 300 edições do programa de rádio Conversa com o Governador, a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom/BA) realizou um café da manhã nesta segunda-feira (24) com radialistas de todo o estado em um hotel de Salvador.
Durante o evento, o governador da Bahia, Jaques Wagner, prestou uma homenagem às emissoras de rádio do estado e aos profissionais de Comunicação Isaura Maria Martins, Álvaro Martins e Martinho Lélis, que mesmo aposentado continua na ativa pela Rádio Sociedade da Bahia como comentarista esportivo.
Também durante o evento foi gravada uma edição especial do Conversa com o Governador, com formato diferente, com Jaques Wagner e o âncora do programa, Edmundo Filho, fazendo perguntas para os profissionais de comunicação Dilton Coutinho, do Programa e site Acorda Cidade, Frei Dito, da cidade de Itaberaba, e Mário Freitas da Rádio Excelsior.
Jaques Wagner demonstrou satisfação por ter chegado ao Conversa de número 300 e agradeceu a todas as emissoras de rádio da Bahia que transmitem o programa. Ele destacou que o rádio é o meio de comunicação com maior alcance e disse que está feliz com a comemoração.
“A cada semana a gente coloca obras que serão iniciadas ou inauguradas, fazemos comentários sobre assuntos que estejam em destaque. Isso para a gente é muito importante e aproxima o governador da população. Hoje fizeram uma brincadeira e inverteram, ao invés de eu ser o entrevistado, vou entrevistar alguns radialistas que estão representando as regiões do Estado. Tenho uma paixão grande pelo rádio, pois sei que o agricultor está na roça, o taxista no carro, mas sempre com um radinho ligado”, afirmou.
O radialista Dilton Coutinho, convidado pela Secom/BA, representando a Rádio Sociedade, programa Acorda Cidade e o site Acordacidade.com.br, avaliou que o programa Conversa com o Governador é uma valorização do rádio, enquanto meio de comunicação.
“O governador, com sua equipe, sabe que para a informação chegar a todos os munícipes, precisa ter uma comunicação através do rádio. Diante deste aspecto, nós gostaríamos de parabenizar o governador e a Agecom. Com o programa nós ficamos sabendo não só das ações do governo, mas também de alguns projetos. Espero que o próximo governador mantenha esse programa”, declarou.
O secretário estadual de Comunicação, Robson Almeida, considera que a importância do programa, que é realizado semanalmente por uma equipe de nove profissionais, é de aproximar o governo da sociedade.
“O povo fica sabendo o que está acontecendo no estado e o governador presta contas, pois não existe governo sem a população acompanhando. O maior objetivo é aumentar a informação e contribuir para a cidadania dos baianos, pois quanto mais bem informado for o povo, maior vai ser seu estágio de cidadania”, afirmou.
Edmundo Filho, âncora do Conversa Com o Governador, disse que o programa de número 300 significa que os profissionais de comunicação e os veículos entenderam a proposta do Governo do Estado, que é fazer da comunicação um instrumento de prestação de contas, em que as pessoas pudessem ser informadas.
“Esse programa traz as principais ações e programas de governo que impactam no cotidiano das pessoas e que significam a melhoria da qualidade de vida da população. Eu acho que chegar a esse número se deu pelo comprometimento pessoal do governador Jaques Wagner de não faltar, de garantir que aquele tempo tem a mesma prioridade que uma entrega, que uma inauguração”, destacou.
Homenagem
Entre as homenageadas durante o evento, destaque para Isaura Maria Martins, a primeira mulher a ser repórter de pista nas jornadas esportivas. Ela iniciou sua carreira no final da década de 70 na rádio Cultura, em Feira de Santana. Depois foi para Salvador, onde passou por diversos órgãos de comunicação.
“Sou muito feliz por ter esse título de radialista da Bahia. Trabalhei em diversos órgãos, mas tenho orgulho de ter começado na rádio Cultura de Feira de Santana. Minha primeira voz foi em Feira de Santana”, lembrou.
Segundo ela, o que mais lhe chamou a atenção no período em que era repórter, era justamente estar na posição em que estava. Para Isaura, o significado do rádio é a educação e o conhecimento.
“O rádio nos dá a oportunidade de crescer sabendo das coisas, do passado, já que o rádio tem o legado do passado. Através do rádio a gente sabe tudo, busca as notícias de diversos segmentos. Eu em casa fico com vários rádios ligados. Deixei de trabalhar, mas não deixei o rádio sair de dentro de mim”, declarou.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.