Na manhã desta quinta-feira (9), a Prefeitura de Feira de Santana entregou cinco novos ônibus para o transporte coletivo da cidade. Os ônibus vão reforçar a região do bairro SIM, na Avenida Artêmia Pires, e três deles devem integrar o sistema do BRT Feira. Os outros dois vão passar pelo bairro Parque Getúlio Vargas e pelo Corredor dos Araçás.
Os novos veículos da frota da empresa São João são climatizados e equipados com rampa de acessibilidade para cadeirantes. Eles foram entregues durante uma solenidade realizada em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria.
Ao Acorda Cidade, o secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, disse que a ação faz parte dos esforços da prefeitura para renovar a frota do município.
“Acho que já é a quarta entrega nesses nove meses do prefeito, processo de renovação da frota para oferecer sempre mais conforto e segurança ao usuário do transporte coletivo em Feira, que é aquela pessoa que não tem condução própria e depende desse transporte. E, como tem tido um aumento de demanda em função dos novos condomínios que têm surgido ao longo da Noide Cerqueira e da Artêmia Pires, vamos reforçar com esses ônibus, pela capacidade que eles têm, essa região da cidade”, explicou ao Acorda Cidade.
O secretário também explicou que o aumento da demanda de passageiros devido à construção dos novos condomínios no entorno da Artêmia foi um dos motivos que levou à ampliação da frota na região.
“A linha do BRT1 conseguimos fazer uma linha estendida. É a maior linha urbana da nossa cidade. Ela tem 13 quilômetros, são 27 no total. Ela sai aí do Terminal Central, sobe a Olímpio Vital, Getúlio Vargas, Noide Cerqueira. Depois, ela pega Artêmia Pires até o Jardim Brasil e volta. É um conjunto de trabalhadores importantes que trabalham nesses condomínios. São prestadores de serviços, piscineiros, porteiros, guardadores, enfim.”
O prefeito José Ronaldo de Carvalho também conversou com o Acorda Cidade. Ele disse que deve continuar trabalhando para renovar a frota, já que o objetivo é que todos os veículos sejam com ar-condicionados.
A prefeitura também anunciou uma licitação pública para aquisição de cerca de 80 abrigos para pontos de ônibus.
“Estão sendo feitas paulatinamente as mudanças; ninguém resolve nada da noite para o dia. Para isso, além de estar sendo recuperados alguns, recentemente foi feito um contrato com uma empresa, que alguns pontos de ônibus serão colocados por empresa dentro de uma lei que nós criamos, que permite empresas fazerem esses investimentos com publicidade. Mas também já autorizamos a compra de 80 pontos de ônibus novos”, confirmou o prefeito.
Os secretários, Joilton Freitas e Luziel Andrade; o chefe de Gabinete, Mário Borges; o deputado estadual José de Arimateia; o vereador Jurandy Carvalho e a ex-deputada Dayane Pimentel também marcaram presença na entrega.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.