Delegado yves correia
Delegado Yves Correia | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista ao vivo no programa Acorda Cidade, o delegado Yves Correia explicou sobre sua transição da coordenadoria da 1ª Coorpin em Feira de Santana para a chefia da Diretoria Regional do Interior Leste (Dirpin), um novo posto criado que abrangerá as cinco Coordenadorias de Polícia do Interior (Coorpin), incluindo Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus e Serrinha.

O diretor detalha que a sede da diretoria será estabelecida em Feira de Santana e que a mudança visa melhorar o núcleo de inteligência e facilitar a obtenção de recursos e investimentos.

“É uma reestruturação dos cargos da Polícia Civil. Criou-se uma uma diretoria leste do interior, isso para Feira de Santana é muito importante. E Dr. Rafael Almeida, que assume a coordenadoria aqui de Feira, é um grande delegado, experimentado, que já foi coordenador em Santo Amaro, atualmente estava como coordenador em Alagoinhas. E a gente vai seguir firmes trabalhando juntos”.

O delegado Yves estava acumulando as duas funções, mas agora a coordenação está sendo assumida pelo delegado Rafael Almeida. O diretor assegura que deixará uma equipe qualificada para o novo coordenador da Coorpin em Feira de Santana.

“Operacionalizar também nessas regiões, como a gente fez em Feira, e fazer todo o cinturão de segurança na região leste. A gente sabe que são regiões interligadas e que influenciam inclusive no impacto da segurança pública aqui mesmo de Feira de Santana. Então, em termos de visão estratégica, a gente vai ter uma visão ainda melhor e maior”.

Ele esclarece que a mudança, que já estava programada há um tempo, é uma visão estratégica para reforçar a segurança pública, permitindo uma atuação mais integrada e localizada na região leste, e flexibilizando a concentração que anteriormente era em Salvador.

“A diretoria do interior, ficava concentrada em Salvador. Então isso era muito ruim, uma vez que o diretor que tá em Salvador, ele não conhece in loco. Uma coisa é você tá in loco, na realidade, ali do local, ouvindo as demandas e buscando a melhoria. Outra coisa é você tá na capital, não tem como você dar conta. Então, a partir dessa criação da Diretoria Leste, a gente tem uma ponte direto com a gestão, tanto com o delegado geral, com secretário de segurança, e isso, facilita a interlocução para que a gente consiga mais equipamentos de inteligência, mais investimentos”.

Para o novo setor, o delegado afirmou que já está com uma equipe tática operacional montada de remanescentes do GAT (Gratificação por Acúmulo de Titularidade) e que deixou também uma equipe preparada para atuar com a nova gestão da coordenadoria.

A Dirpin, irá dispor de um núcleo de inteligência maior. Enquanto a nova sede da diretoria ainda não estar construída, o setor permanece no complexo de Delegacias do bairro Sobradinho.

“Provisoriamente eu vou estar junto com com o Dr. Rafael. Mas muito em breve, a gente vai ter uma sede própria, porque a ideia não é que ela fique em nenhum dos complexos, uma vez que, ela abrange todas essas Coorpins”.

Ao final o delegado relatou que o período como coordenador foi importante e gratificante para a sua carreira e na entrega dos resultados para Feira de Santana e cidades da região.

“Eu sou muito honrado de ter sido o coordenador aqui, e agora atuando como na direção leste, porque a gente percebe uma progressão, os índices só caindo de forma mensal aqui dos CVLIs, e a gente tem que tirar Feira de Santana dessa margem do anuário”, concluiu.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.