A 8ª edição da Feira de Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) começou nesta terça-feira (7), com o tema “Na Rota do Conhecimento”. O evento, que segue até esta quarta (8), tem como objetivo divulgar os cursos e as oportunidades acadêmicas da instituição. Organizada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), a feira reafirma o compromisso da Uefs com a excelência no ensino, pesquisa e extensão, além de ser um espaço de troca de experiências para estudantes do ensino básico e para o público em geral.
Com entrada gratuita, o evento acontece no campus universitário e nas unidades anexas, com programação das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
São 31 cursos presenciais distribuídos em quase 80 estandes. A feira conta com atividades práticas, apresentações de fanfarra, bandas de forró, rock e apresentações de teatro. É ensino, pesquisa, extensão, cultura, arte e muito conhecimento envolvido, como destacou a professora Amali Mussi, reitora da Uefs.
De acordo com ela, a feira surgiu como uma maneira de conectar a universidade com a sociedade e com as escolas de ensino médio.
“Em 2015 estávamos na Pró-Reitoria de Graduação, quando pensamos em mais uma forma de a Uefs se conectar com a sociedade, com a educação básica, com o ensino médio e consigo mesma. Então tivemos a primeira Feira de Graduação em 2016”, explicou. Desde então, o evento tem sido um sucesso, acontecendo anualmente e proporcionando não só um espaço de conhecimento, mas também de acolhimento.
A feira não é voltada apenas para a comunidade externa, mas também para os próprios estudantes da universidade, que podem conhecer mais sobre os cursos oferecidos e trocar ideias com colegas e professores. “Conhecem diferentes cursos, trocam, interagem. Então são dois dias de muita troca de saberes, mas também de muita troca no aspecto social, da interatividade, da acolhida, de você se sentir pertencente a uma universidade que é de todos nós”, completou a reitora.
Participação das escolas
Este ano, a feira recebe participantes de quase 40 municípios baianos, como Salvador, Santo Antônio de Jesus e Itaberaba. O professor Samuel Primo, do Cetep de Itaberaba, trouxe sete ônibus com estudantes para a Uefs, com uma média de 35 alunos cada.
Ao Acorda Cidade, ele destacou que a visita à feira é uma oportunidade para os alunos do terceiro ano do ensino médio, que se preparam para o Enem, conhecerem os cursos oferecidos pela Uefs.
“Passaremos o dia todinho aqui, para que os alunos tenham conhecimento do campus, dos cursos que podem optar agora, que são alunos do 3º ano em sua maioria e vão fazer o Enem”, explicou. O momento também é importante para os alunos do “segundão”, que já se familiarizam com o ambiente acadêmico.
Para estudantes como Lívia Ribeiro da Silva, do Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria, a feira tem sido uma grande oportunidade.
“Eu visitei muitos estandes e estou achando a feira muito importante. Nunca tinha tido a oportunidade de conhecer as salas e os cursos da Uefs, e hoje o colégio trouxe a gente para conhecer. Me identifiquei com Letras Vernáculas e Pedagogia”, relatou Lívia, que veio com uma turma do terceiro ano.
Pela primeira vez, Laísa Vitória, estudante do Colégio Estadual de Cruz das Almas, esteve na Uefs. Ela também expressou seu entusiasmo com a feira.
“Vim com toda minha turma, umas 37 pessoas. Eu me identifiquei com o curso de Educação Física, que é uma área que eu gosto muito, e aqui tem bastante variedade de cursos que eu pude ver. A feira é importante, tem muita gente com dúvida sobre a faculdade que quer fazer, e aqui, com essa variedade, desperta a curiosidade na gente”, disse.
Diversidade de atividades
Além dos estandes dos cursos, que ocupam os módulos 1 a 7 do campus, o evento também conta com atividades do Museu Casa do Sertão, que celebrará o Dia do Nordestino nesta quarta (8), e da Biblioteca Central Julieta Carteado, que terá atividades especiais.
A professora Rosa Eugênia, pró-reitora de Graduação da Uefs, explicou que um dos principais objetivos da feira é ajudar os estudantes a entenderem melhor as possibilidades de atuação profissional de cada curso. “A importância [da feira está] porque aqui eles têm a oportunidade de descobrir cursos com os quais têm afinidade e também alguns cursos sobre os quais têm alguma dúvida. Muitos chegam aqui e nem sabiam que existia a Uefs, não sabiam que era gratuita. Vale a pena toda essa ação que a Uefs promove”, afirmou Rosa.
Além disso, a feira conta com a presença da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que apresenta projetos de bolsas e ações afirmativas, e do Núcleo de Acessibilidade (Nau), que oferece suporte para estudantes com necessidades especiais.
Segundo a professora Eugênia, os estudantes estão se encantando, especialmente com as atividades interativas, como a sala de jogos no estande de Engenharia de Computação. Além de conhecerem os cursos, eles podem contar com orientação profissional de professores e monitores, que ajudam a esclarecer dúvidas sobre as áreas de atuação e possibilidades de carreira.
A expectativa é que passem pela Feira de Graduação até 13 mil alunos nos dois dias. Para quem ainda não teve a chance de visitar, o evento segue até o final desta quarta-feira (8). Confira a programação completa aqui.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também: 8ª Feira de Graduação da Uefs acontece nesta terça (7) e quarta (8) com ampla programação
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.