Uma Audiência Pública foi realizada na manhã deste sábado (4), em Feira de Santana, para debater medidas de segurança durante a realização de esportes nas principais avenidas do município. O evento, aberto ao público, contou com a presença do deputado federal Zé Neto (PT), integrantes do Comando de Policiamento da Região Leste da Polícia Militar da Bahia (CPR-L) e lideranças esportistas.
A ideia da audiência era discutir os pontos positivos e os que merecem possivelmente alterações na operação especial já realizada pela Polícia Militar em avenidas como Getúlio Vargas, Fraga Maia, Presidente Dutra, Ayrton Senna e Rubens Francisco Dias, durante a realização de práticas esportivas como corrida e caminhada.
“Quando teve aquela ocorrência da morte do rapaz que foi assaltado, e era muito cedo, eu me preocupei, foi uma coisa de uma repercussão muito negativa e a gente trabalhou para que isso não acontecesse mais. Então, melhorou a segurança e foi se aprimorando. Eu botei uma emenda, nós trouxemos aqui uma base móvel muito moderna, que vai se deslocar à mercê das necessidades desses grupos e dessas avenidas”, disse o deputado Zé Neto.
“Essas operações devem ocorrer principalmente nas avenidas que têm mais fluxo, como a Noide Cerqueira e a Ayrton Senna. Agora já tem uma nova avenida também ali naquela região da Ayrton Senna que está sendo bem ocupada. Então eu só tenho a agradecer aqui ao capitão Vitor, ao comandante Muller e ao coronel Magalhães, que facilitaram a chegada dessa base móvel com toda a tecnologia de comunicação e locomoção”, completou Zé Neto.
Ao Acorda Cidade, o comandante do CPR-L , coronel Muller, falou sobre a importância da operação especial de segurança pela PM, que deve seguir atendendo às necessidades de quem pratica esporte de rua nessas avenidas durante todos os dias da semana.
“A gente vai atuar com os diversos processos de policiamento, em bicicleta, em motocicleta, na nossa base móvel. E o mais especial com relação a esse policiamento é a intenção. Primeiro, de estabelecer, num primeiro momento, a Noide Cerqueira como um lugar destinado à prática desportiva em Feira de Santana, à prática desportiva de rua. E aí as pessoas vão ter a oportunidade de fazer essas atividades com toda a segurança, que é essa a nossa intenção. E segundo, porque a aplicação desse policiamento vai ser em entendimento direto com a comunidade que faz a utilização desse espaço”, disse Muller.
Érica Teres, presidente da Federação Baiana de Orientação, também participou da audiência pública e ressaltou ao Acorda Cidade a importância tanto da implementação da operação especial para garantir segurança à prática esportiva de rua quanto da ideia de se debater o assunto ao longo da execução da operação.
“É muito importante, primeiro, o que está sendo feito aqui hoje, essa audiência. A segurança pública é de extrema importância para a gente, para a população, para a comunidade, que vem fazer suas atividades físicas aqui nas avenidas, nos parques, aqui na cidade de Feira de Santana.”
Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram