Uma das lacunas na mureta de segurança que divide a BR-116, no Anel de Contorno, nas imediações do conjunto Feira IX, fechada na tarde da última quinta-feira (2), foi derrubada por moradores na noite do mesmo dia.
Utilizando uma marreta, as pessoas destruíram o preenchimento de concreto feito na barreira New Jersey (barreira de segurança utilizada como separador de fluxos de tráfego) localizada entre o km 425 e 426 da BR-116, que ainda estava em processo de endurecimento.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a ação de derrubada. “Começou o desmanche, viu”, disse uma das pessoas que participou da reabertura da mureta.
A obra havia sido solicitada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), por conta de acidentes que acontecem com frequência em decorrência das aberturas utilizadas para travessia irregular por pedestres e motociclistas, alguns deles fatais.
Todas as quatro lacunas haviam sido fechadas. Uma delas, a vandalizada na noite da última quinta-feira (2), está localizada a menos de 50 metros de uma passarela construída para a passagem dos pedestres na rodovia. De acordo com a PRF, muitos motociclistas passam pelas aberturas em vez de utilizarem o retorno obrigatório.
O chefe da delegacia da PRF de Feira de Santana, Ivanildo Cirqueira, informou ao Acorda Cidade que a estrutura de cimento foi danificada por moradores. Uma guarnição foi enviada ao local, porém, os autores da derrubada fugiram.
Um dos autores deixou uma motocicleta no local, que foi apreendida e apresentada no Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho. O caso segue sob investigação.
Leia também: Passagens irregulares na mureta do Anel de Contorno são fechadas
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.