Daniela Cardoso
Equipes do Centro de Referência de Endocrinologia do Estado da Bahia estão ministrando um curso de capacitação de diabetes para profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Feira de Santana.
Segundo a coordenadora do evento, a enfermeira Andréia Silva, foi detectado que alguns pacientes estavam sendo encaminhados para o Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertensão (Cadh) mesmo não estando dentro do perfil, por não atenderem aos critérios de admissão e, por isso, o curso está sendo realizado.
Segundo a coordenadora, somente no Cadh, 4.012 pacientes com diabetes são acompanhados. Em Feira de Santana, segundo ela, um total de mais de 10 mil pessoas têm diabetes. “Por isso a importância dessa capacitação. Estamos com a participação de enfermeiros, nutricionistas e médicos da atenção básica”, afirmou.
Sintomas e tratamento
Entre os sintomas da diabetes estão o emagrecimento rápido, fome, urina e sede em excesso. Segundo a enfermeira, a diabetes tipo 2 é adquirida de acordo com os hábitos de vida do paciente. Ela ressalta que uma alimentação saudável e atividade física são essenciais para evitar a doença.
Para quem já tem a doença, Andréia Silva afirma que a pessoa deve cumprir a dieta e as orientações estabelecidas pelo médico, além de seguir a medicação e fazer exercícios físicos. Segundo ela, quem segue todas as orientações médicas pode seguir a vida normal.
“Sobre a insulina, a enfermeira explicou que é o hormônio que vai fazer a dosagem da glicose na corrente sanguínea. “As pessoas que têm diabetes tipo 1 só fazem o tratamento com a insulina, pois elas têm essa deficiência de produção. Já os pacientes tipo 2 tomam a insulina quando a medicação oral não está mais fazendo efeito”.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade