Oito pessoas foram presas nesta quarta-feira (1º) em Feira de Santana, durante uma operação contra um grupo acusado de lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada e outros crimes.
Entre os detidos estão a esposa do deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD), Mayana Cerqueira da Silva, e o filho do parlamentar, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano. Ambos já haviam sido presos em 2023, mas foram liberados em abril de 2024.
Binho Galinha segue sendo procurado pela polícia, assim como outro investigado que não teve a identidade divulgada. Além das prisões, a operação cumpre 18 mandados de busca e apreensão em Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos e Salvador.
Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam para a prática reiterada de múltiplas infrações penais graves, com foco na ocultação de dissimulação de bens e valores. Participam da operação 100 Policiais, 11 Auditores-Fiscais e três Analistas Tributários da Receita Federal.
A operação recebeu o nome “Estado Anômico” devido ao fato de que essa expressão se refere a uma condição social marcada pela ausência ou enfraquecimento das normas, regras e valores que regulam o comportamento de uma sociedade, resultando em um sentimento de desorientação, desorganização e incerteza entre os indivíduos.
A investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos e fatos conexos. Se condenados pelos crimes cometidos, os investigados se sujeitarão a penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 50 anos de reclusão.
Leia também: Operação combate organização especializada em lavagem de capitais, agiotagem e extorsão em Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.