O prefeito José Ronaldo confirmou durante coletiva, nesta terça-feira (30), que a partir de 2026 a Micareta de Feira de Santana será realizada em novembro. A data exata ainda será definida em conjunto com os organizadores na próxima semana, mas a mudança já foi oficializada.
Segundo o prefeito, a novidade chega respaldada pela vontade popular: uma pesquisa de opinião revelou que 70% da população apoia a mudança, enquanto 19% preferem que a festa continue sendo realizada em abril. A decisão foi tomada após estudos e também diante da dificuldade de captação de patrocínios quando a festa é realizada muito próxima entre o Carnaval e o São João.
“É mais tempo para fazer, para buscar patrocínios, da participação de empresas da iniciativa privada para poder ver se tornam parceiros na realização da Micareta. E para a gente não fazer isso muito em cima, muito próximo, até do próprio Carnaval, quando outras empresas patrocinam também o Carnaval. Estamos buscando um espaço maior para ver se a gente consegue sucesso na busca desses patrocínios. A data é novembro”, confirmou o prefeito.
José Ronaldo garantiu que o Circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra, deve continuar sendo o percurso oficial da folia. Ele considerou o espaço como o mais adequado até o momento. “São duas pistas largas, imensas, que deixam o povo curtir, brincar sem muito aperto.”
O prefeito também falou sobre a falta de pagamento aos artistas na festa momesca que, nas últimas edições, tem enfrentado dificuldades com a prefeitura. Segundo ele, neste primeiro ano de retorno ao governo, todos os prestadores de serviço que estavam com a documentação regular receberam seus pagamentos, tanto na Micareta quanto no São João e no São Pedro. “Só não recebeu quem está com problema documental”, declarou.
“O investimento é grande, mas é um investimento público. E a gente precisa trazer um investimento privado também. Com 12 meses de antecedência, ninguém vai poder dizer que não deu tempo. O cara pode até não participar, mas essa desculpa não vai ter. Nós estamos com um tempo bom agora para trabalhar”, acrescentou o prefeito.
Empresários apoiam a mudança
O empresário e influenciador Antônio Dyggs também comemorou a decisão. Ao Acorda Cidade, ele destacou que já defendia a mudança para o segundo semestre.
“Não parece, mas a proximidade do Carnaval atrapalhava muito o protagonismo da cidade, atrapalhava as contratações, a organização. A gente perdia um pouco desse protagonismo. É um momento que todas as bandas estão muito aquecidas em volta do verão e do Carnaval. Acabava o Carnaval, a gente começava a falar de Micareta, mas o São João já era o grande evento. Então, é preciso que se faça essa mudança pra gente voltar a ter o nosso protagonismo, principalmente ter tempo para poder conseguir novos grandes patrocinadores que façam a festa ainda mais grandiosa”, explicou.
Ele reforçou que o anúncio antecipado da data dará melhores condições de planejamento e divulgação da festa. Experiente no mercado, Dyggs ressaltou que a mudança das Micaretas para o segundo semestre já vem sendo realizada em todo o país.
“Anunciando com antecedência, todo mundo se programa, a festa se fortalece e segue também uma tendência que já estava acontecendo no Brasil inteiro. Festas populares, micaretas fora de época, já estavam acontecendo no segundo semestre. Todas elas fugiram do primeiro semestre para poder ter tempo de trabalho, tempo de captação e também o tempo de empolgação da galera”, completou.
O cantor e compositor de reggae, Tonho Dionorina também comentou sobre a mudança da Micareta para novembro. Para ele, a mudança pode trazer benefícios para a festa.
“Depois da Micareta, eu geralmente viajo para a Europa, vou para a Itália, França, Marselha, que são as cidades que todo ano, desde 2004, eu vou. Mas eu acredito que vai ser uma coisa boa essa mudança. Toda mudança a gente desmancha para começar de novo. Mas eu acredito que, se a gente tomasse uns cuidados, pensasse legal, a gente faça uma coisa boa”, afirmou o cantor.
Público jovem
Na coletiva, o prefeito também comentou os dados da pesquisa que apontam que 70% da população feirense não participa da Micareta. Ele avaliou que a festa é voltada principalmente para o público jovem, o que explica o percentual.
“Eu acho que é uma festa da juventude. Esse número de 70% que não participa da Micareta já me foi apresentado há anos atrás. Eu entendo que são os evangélicos, os idosos, uma parcela significativa da população. A Micareta é uma festa que eu entendo que são pessoas de 17, 18 a 35 anos. Eu acho que a pessoa já de 40 anos em diante, que não está trabalhando, normalmente busca outro lazer”, avaliou.
Investimentos já começaram
Os preparativos já começam a ganhar corpo. O edital cultural Ouro Negro, lançado pelo Governo do Estado no último dia 26, incluiu a Micareta de Feira 2026 no montante de R$ 17 milhões em investimentos.
Sobre o apoio estadual desde ano, José Ronaldo ainda afirmou que o Governo da Bahia cumpriu com o compromisso de investimento, apesar de não ter conseguido aplicar diretamente na Micareta de 2025.
“Houve uma questão burocrática que não pôde fazer na Micareta, mas os recursos que nos foram oferecidos na Micareta foram transferidos para outros festejos, exemplo: São João, São Pedro, a Festa dos Vaqueiros de Ipuaçu. Eles foram devidamente aplicados através da Secretaria de Turismo. Só não foi possível na Micareta, por uma questão burocrática”, esclareceu.
Durante o anúncio, José Ronaldo também fez questão de lembrar a importância do ativista cultural Nilton Rasta, que faleceu na última segunda-feira (29) e foi sepultado nesta terça no Cemitério São João Batista. Ele destacou a homenagem prestada pelo Governo Municipal a Nilton e ao grupo Pomba Malê, do qual era presidente, na abertura da Micareta de 2025.
Com a mudança confirmada, a expectativa agora é que a Micareta ganhe mais visibilidade e investimentos, consolidando sua posição entre as maiores festas populares da Bahia. Para José Ronaldo, o novo calendário abre caminho para uma festa ainda mais estruturada, como os foliões vinham pedindo há várias edições.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Morre músico Nilton Rasta aos 62 anos em Feira de Santana
Edital Ouro Negro 2026 é lançado com recorde de R$ 17 milhões; Micareta de Feira está assegurada
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram