Feira de Santana

Cicom realiza reunião com efetivo para tratar sobre Rede de Proteção à Mulher

O evento, comemorativo ao mês da mulher, envolveu todos os profissionais de segurança pública e defesa civil que atuam no Cicom exercendo as funções de operadores de call center e teledespacho.

Acorda Cidade
 
A coordenação do Cicom – Centro Integrado de Comunicações de Feira de Santana realizou nesta terça-feira (18), reunião de sensibilização sobre as atribuições dos órgãos que compõem a Rede de Proteção e Atenção à Mulher.
 
O evento, comemorativo ao mês da mulher, envolveu todos os profissionais de segurança pública e defesa civil que atuam no Cicom exercendo as funções de operadores de call center e teledespacho.
 
No encontro foi tratado sobre a Lei Maria da Penha, medidas protetivas, condução coercitiva de acusados e procedimentos policiais aplicáveis nos casos que envolvem violência contra a mulher. E contou com a participação da coordenadora do Centro de Referência Maria Quitéria, doutora Maria Luiza da Silva Coelho, da titular da 1ª Defensoria Pública do Idoso e da Mulher de Feira de Santana, defensora pública Amabel Mesquita,  titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Feira de Santana, juíza Julianne Nogueira Santana Rios, da delegada Clécia Vasconcelos, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e da capitã PM Alcilene Coutinho Ramos, do 1º BPM.
 
Para o coordenador do Cicom, capitão PM Rosuilson Cardoso, a iniciativa visa aperfeiçoar o atendimento nos casos de violência contra a mulher. “Diariamente atendemos essas ocorrências, daí percebi a importância em sensibilizar os policiais em conhecer a rede de proteção e como funciona, no intuito de orientar as vítimas” pontuou.
 
Segundo dados registrado pelo Cicom, em média sete chamadas diariamente entre as 19h e 00h estão diretamente ligadas a ocorrências envolvendo violência a mulher. A incidência aumenta na noite de sexta, sábado a partir das 14h e durante todo o dia do domingo.
 
O capitão Rosuilson já anunciou que estão programados outros eventos semelhantes a este, os quais irão tratar de temas como os Estatutos do Idoso, da Criança e do Adolescente, do desarmamento e da Lei de Tóxicos, contribuindo, desta forma, para a contínua capacitação dos profissionais que trabalham no CICOM e para a melhoria dos serviços prestados à comunidade.