Na manhã desta terça-feira (30) a nutricionista oncológica Victória Moreira utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vereadores para alertar e discutir projetos ligados a realidade das pessoas com câncer em Feira de Santana. A iniciativa é parte do projeto ON com a vida, idealizado pela profissional.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Victória explicou que o instituto nasceu de uma realidade que ela conviveu em casa: a trajetória do seu irmão como paciente oncológico. Entendendo as dificuldades do processo, nasceu o desejo de fazer a diferença.
“O nosso objetivo foi apresentar para a cidade, hoje, o Instituto ON com a vida, que vem para apoiar a assistência, o serviço e a população de Feira de Santana no tratamento oncológico, de forma filantrópica, do modo que a gente conseguir hoje, apoiando as instituições que já existem e continuando o crescimento da nossa própria instituição”, esclarece.
Victória se identifica como a primeira nutricionista com especialidade em oncologia de Feira de Santana, carreira que escolheu com um propósito claro: abranger o cuidado físico e emocional para quem está passando pela doença.
“Eu me formei em nutricionista oncológica por conta do meu irmão que fez o tratamento. E aqui na cidade, que foi onde ele recebeu o seu diagnóstico, a gente viu que existem muitas limitações e dificuldades para o paciente se desenvolver. Então a nossa intenção, não é apenas pegar a história que veio da minha casa, mas ver formas da gente capacitar os serviços da nossa cidade para apoiar outras vidas”.
“Que certeza nós temos sobre a vida e sobre a morte de ninguém? Nós não temos. Nem com câncer e nem sem”
Sob emoção ao falar do tema, a nutricionista esclarece que o projeto não é pautado em criar falsas esperanças, mas sim em estimular que o olhar para a realidade pode ser pautado na alegria de viver um dia de cada vez.
“A gente não está promovendo uma cura de câncer para ninguém, a gente só está querendo olhar para as pessoas com dignidade e dentro das limitações de cada vida a gente conseguir fazer com que elas vivam melhor. Sem pensar na morte ou sem viver esperando pela morte”, pontua.
Apesar do peso que tem o diagnóstico na vida de quem o recebe, e das pessoas ao seu redor, Victória enxerga como privilégio poder ajudar, cuidar e levar um pouco de esperança para quem precisa.
“Porque você hoje enxergar pessoas que estão passando por uma realidade muito difícil e tentar, mesmo que pouco, melhorar a sua qualidade de vida, fazer com que elas enxerguem novas perspectivas, que elas possam ter uma esperança renovada, é com certeza para mim um grande privilégio, uma grande honra”.
Na oportunidade, a profissional aproveitou para convidar à todos para a Colorrida realizada pela Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) e apoiada pelo Instituto ON com a vida. O evento acontece no próximo domingo, dia 5 de outubro, com a intenção de arrecadar fundos para a construção da nova sede da AAPC. (Leia mais aqui)
“Se você não se inscreveu, ainda dá tempo, se inscreva, participe. É um momento incrível, onde nós estamos ali movimentando a população para trazer essa alegria, essa esperança, principalmente voltada para crianças com câncer”, convida.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.