A prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, assinou neste sábado (27), a ordem de serviço para a construção da primeira Oficina Ortopédica da rede municipal de saúde. A nova unidade ficará ao lado da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) porte III, já autorizada pela administração municipal no final de agosto. A oficina será instalada na Rua Alameda A, no Parque Chauá, região do bairro Papagaio.
O espaço será responsável pela confecção de órteses e próteses sob medida, oferecendo mais acessibilidade e dignidade a pessoas com deficiência que passaram por amputações.
Ao Acorda Cidade, o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, destacou a importância do equipamento e explicou como será o funcionamento da oficina.
“Imagine uma pessoa que teve seu pé amputado e ela precisa ter acessibilidade. A acessibilidade, na prática, é ter um serviço como esse, de oficina ortopédica, que pode produzir uma órtese sob medida, na medida certa da pessoa. Isso é artesanal, isso é feito com tecnologia, é um projeto lindo.”
Quem poderá utilizar o serviço?
O atendimento na Oficina Ortopédica será direcionado a todas as pessoas que residem em Feira de Santana e que são acompanhadas nos Centros de Reabilitação do município.
“Todas as pessoas de Feira de Santana que necessitem desse atendimento poderão ser atendidas aqui. Não é só a pessoa da região do Papagaio. Claro que uma obra dessa valoriza e fortalece a região, é importante para a população, mas é uma oficina ortopédica que servirá a toda a cidade”, garantiu Matos.
Como será o acesso?
O acesso ao serviço se dará mediante encaminhamento de médicos especialistas. Por exemplo, o paciente passa por uma consulta com ortopedista, neurologista ou outro profissional, e, caso seja constatada a necessidade de órtese ou prótese, será encaminhado para a oficina.
“Vão ter profissionais especializados nesse serviço para que a gente possa prestar o melhor atendimento à população”, explicou ao Acorda Cidade.
Transporte Fora do Domicílio (TFD)
Além da ordem de serviço da Oficina Ortopédica, o secretário falou sobre o Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Como o Acorda Cidade já mostrou, foi publicada no Diário Oficial deste sábado (27), a homologação da licitação e o extrato do contrato assinado para a aquisição de um novo micro-ônibus, que será integrado à frota do TFD.
O secretário detalhou o avanço na renovação da frota, que há anos estava sucateada:
- Três novas ambulâncias já entregues;
- Uma van recebida por emenda parlamentar;
- Um novo micro-ônibus adquirido pelo município (contrato publicado em 27/09).
“É uma notícia bacana para a população de Feira. Recebemos há pouco tempo também uma van para o TFD, fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Zé de Arimatéia, em parceria com a Sesab. Estamos avançando.”
Segundo o secretário, ainda nesta semana será dada a ordem de serviço. “Essa semana agora daremos ordem de serviço e é só aguardar o ônibus chegar para que a gente fortaleça ainda mais o TFD.”
Rodrigo Matos destacou ainda que a inauguração da oficina deve ajudar a reduzir a necessidade de viagens para Salvador, fortalecendo o TFD na cidade.
“Enquanto mais pessoas tiverem serviços oferecidos em Feira de Santana, menos necessitarão de transporte para Salvador com o TFD. Então uma coisa casa com a outra. A inauguração desse equipamento importante de saúde também reduzirá a demanda do TFD.”
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia também:
Publicada homologação de compra de micro-ônibus com acessibilidade para o TFD de Feira de Santana
Prefeito assina ordem de serviço para construção de UBS no bairro Papagaio, em Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram