Com uma programação diversificada e forte presença do público, o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) chegou ao terceiro dia na última quinta-feira (25). Nesta semana, a praça Padre Ovídio é um verdadeiro ponto de entretenimento, diversão e valorização da leitura.
São milhares de pessoas que passam diariamente pelo circuito do conhecimento do Flifs, entre professores, estudantes, empresários, autores e artistas. Além dos integrantes da organização do festival, que são “peças fundamentais” para a realização e o sucesso do evento.
Bastidores do Flifs
Em entrevista ao Acorda Cidade, os jovens Lucas e Javier, monitores do Flifs, contaram os detalhes do dia a dia trabalhando no festival literário.
“Geralmente ficamos no espaço do Vale Livro, ajudando com as escolas que chegam ou em alguma outra área daqui que precisa de ajuda, por exemplo, para guiar alguma escola que está chegando, contabilizar números de alunos”, disse Lucas.
“Estamos tendo principalmente muitas escolas. Fico ajudando os professores na organização. A gente tem recebido muitos alunos aqui também”, relatou Javier.
Taíse Bomfim, pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), comemorou os primeiros 3 dias de realização do festival e detalhou como está sendo organizar a festa.
“É bem complicado, mas a gente consegue, porque a gente faz com amor. A Uefs nasceu para isso, para promover educação, literatura, cultura e arte para a cidade de Feira de Santana”, relatou.
Vale-livro
O setor de recolhimento do vale-livro está localizado ao lado da Catedral Metropolitana de Sant’Ana. Muitos estudantes e professores estão indo ao local para adquirir o voucher.
Cada estudante da rede estadual ou municipal tem direito a um vale-livro. Para adquiri-lo, é necessário levar a carteira de identidade e o comprovante de matrícula escolar. O bilhete é individual e intransferível.
Já o local de recolhimento de vale-livro para estudantes do ensino fundamental da rede municipal é feito no espaço do Flifs.
Diversidade de atrações
A apresentação do Robozão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-BA), no Palco Bel da Bonita, foi um sucesso. Atraindo uma multidão que se divertiu com as coreografias do personagem.
A estudante Karen contou ao Acorda Cidade que esta é sua primeira vez no Flifs. Ela ficou encantada e ressaltou a importância do evento para a sociedade.
“Eu estou achando isso tudo muito legal. Eu estou conhecendo várias coisas que eu nunca vi pessoalmente. Está atraindo vários tipos de público e acho muito essencial”, detalhou a estudante.
Tem atração para todo gosto no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana. Na Praça do Cordel – Izabel Nascimento, uma das atrações da quinta-feira (25) foi o Mestre Bule-Bule, que chamou a atenção da plateia com seus repentes.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.