Rosberg largou na terceira colocação e logo na largada assumiu a ponta, ultrapassando o companheiro de Mercedes Lewis Hamilton, que era o pole position, e Daniel Ricciardo, e ali ficou até cruzar a linha de chegada. E ele venceu com folga, com quase 25 segundos para o segundo colocado, que acabou sendo Ricciardo, que estreava na Red Bull.
A vitória do alemão condiz com os testes da pré-temporada, quando a Mercedes foi uma das melhores equipes com os novos motores e regras da F1. E para Rosberg, o triunfo deste domingo teve ainda uma lembrança. Foi seu pai, Keke Rosberg, quem venceu a primeira edição do GP da Austrália, em 1985. O pódio deste domingo teve ainda mais uma surpresa. O dinamarquês Kevin Magnussen, da McLaren, em seu primeiro Grande Prêmio, ficou em terceiro lugar. Ele fez o mesmo que Lewis Hamilton, revelado na McLaren e outro a terminar em terceiro na sua corrida de estreia.
Já para Felipe Massa, a corrida em Melbourne não foi das melhores. Depois de largar bem e buscar posições, ele foi atropelado pelo japonês Kamui Kobayashi. O piloto da Caterham não conseguiu frear a tempo, foi parar na caixa de brita e levou junto o brasileiro após uma batida. Massa, na sua primeira corrida na Williams, ficou visivelmente irritado com a irresponsabilidade do nipônico.
A prova deste domingo foi marcada por problemas e confiabilidade dos carros por conta da grande mudança no regulamento técnico da Fórmula 1. Dos 22 carros que largaram, oito ficaram pelo caminho. Lewis Hamilton, que havia saído na primeira colocação, além de ter sido ultrapassado por Rosberg logo de cara, parecia ter algo estranho no carro desde o início e deixou a prova na quarta volta, com problemas no motor. O atual tetracampeão Sebastian Vettel também parou um pouco depois.
Resultado positivo
Além do pódio com novatos, o GP da Austrália teve bom desempenho de Valtteri Bottas, companheiro de Felipe Massa na Williams. Ele foi parar na última colocação depois de ter o pneu furado, fez uma corrida de recuperação e acabou em sexto lugar. Mais um resultado que comprova a evolução da escuderia, vista na pré-temporada.
A Ferrari também conseguiu terminar a prova com os dois pilotos na zona de pontuação. Fernando Alonso foi o quinto colocado, enquanto Kimi Raikkonen, que assumiu a vaga de Massa na equipe, cruzou a linha de chegada na oitava posição.
Confira o resultado do Grande Prêmio da Austrália
1: Nico Rosberg (ALE/Mercedes/#6)