Começaram nesta quarta-feira (24) os agendamentos para a realização de mamografias gratuitas oferecidas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) durante o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. Serão disponibilizadas, ao longo do mês, 40 mil mamografias em todo o estado, sendo 2 mil vagas para Feira de Santana.
Em entrevista ao programa Acorda Cidade, a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, destacou que os atendimentos serão 100% agendados para evitar longas filas e explicou o processo de agendamento. Os atendimentos serão iniciados a partir do dia 1º de outubro na policlínica estadual.
“No interior do estado, serão 7 mil mamografias ofertadas por meio das policlínicas regionais, sendo 2 mil destinadas a Feira de Santana. O agendamento no interior deve ser feito via Secretarias Municipais de Saúde, onde as mulheres podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realizar o cadastro. A partir de lá, as secretarias realizarão o encaminhamento para atendimento nas policlínicas estaduais”, explicou.
Em Salvador, os agendamentos já podem ser realizados pelo site BA.GOV.BR. Segundo a secretária, mulheres de outros municípios que desejem agendar a mamografia na capital também podem se inscrever pelo site.
“É livre, qualquer mulher dentro dos critérios pode realizar a mamografia, seja em Salvador ou nas cidades do interior. Na capital, serão ofertadas 33 mil mamografias, que serão realizadas em oito pontos específicos, com o suporte das carretas móveis para ampliar o acesso”, acrescentou.
Quem pode fazer o agendamento?
Roberta Santana informou que o exame está disponível para mulheres entre 40 e 69 anos que não realizaram mamografia no último ano e que não passaram por cirurgia na mama no mesmo período. Ela reforçou a importância dos exames para a prevenção do câncer de mama.
“O câncer de mama é a principal neoplasia feminina no Brasil e na Bahia. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 4.200 novos casos podem surgir no estado da Bahia. Precisamos priorizar a detecção precoce para aumentar as chances de cura”, afirmou a secretária.
Além disso, Roberta informou que todas as mulheres que identificarem alguma alteração nas mamografias realizadas serão imediatamente encaminhadas para a rede de assistência e apoio do estado e do município para garantir acesso ao tratamento o mais rápido possível. Se houver necessidade de realizar algum exame complementar, ele será solicitado no momento do atendimento.
“Esse é um mês em que reiteramos a importância da prevenção, mas precisamos lembrar que o cuidado deve ser contínuo e não limitado apenas a esta data. É uma prática constante, e as mulheres devem se atentar ao autoexame, a atividade física e aos bons hábitos alimentares. Esse é o foco do nosso programa de rastreio do câncer de mama. Na Bahia, mais de 400 mil mamografias foram realizadas de 2023 até agora”, finalizou.
Leia também:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.