“Dizem que os números não mentem. Mas eu diria mais: os números contam histórias”. Foi assim, com citações enfáticas e até metáforas, como a do guardião da bússola que orienta o caminho da economia, para definir o profissional de Contabilidade, que o vereador Professor Ivamberg (PT) recepcionou os convidados da Sessão Solene, na noite desta segunda-feira (22), em homenagem ao Contador, aquele que transforma dados em conhecimento, decisões em resultados e trabalho em desenvolvimento.
Foi uma noite de reconhecimento da profissão que, de acordo com Ivamberg, é “a base silenciosa que sustenta cada conquista, em uma cidade que pulsa pela força do comércio, da indústria e dos serviços”. Seja no pequeno empreendimento, em uma grande empresa ou no serviço público, a importância é a mesma. “Lá está o contador garantindo organização, responsabilidade e credibilidade”, afirmou o vereador que propôs a realização da sessão comemorativa da data.
Ele destacou que o evento não teve apenas o propósito de celebrar, mas sobretudo reconhecer o papel estratégico que os profissionais exercem no crescimento da nossa cidade e na consolidação de uma sociedade mais justa e ética. “A Contabilidade não é feita apenas de balanços e relatórios, mas de compromisso com a verdade, zelo pela transparência e contribuição efetiva para a vida em comunidade”, definiu Professor Ivamberg, ao justificar a homenagem.
Sem esconder a alegria por falar da profissão que abraçou há quase três décadas, o professor e coordenador de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) Herval da Silva Moura não mediu palavras para exaltar o profissional de contabilidade. “Muitas vezes se pensa que contador é aquele que faz balanço e cuida dos impostos, mas a Ciência Contábil vai muito além disso. Nós somos guardiões da informação confiável, da transparência e da responsabilidade na gestão pública e provada”, disse.
Paixão pela profissão
Garantindo sentir-se com o entusiasmo renovado a cada dia, especialmente pela possibilidade de formar gerações, o palestrante da noite assegurou que sem a contabilidade “O contador é um agente essencial para o desenvolvimento econômico e social”, assegurou Herval Moura, lembrando que o curso de Ciências Contábeis da UEFS completará 50 anos em 2026. Ele destacou ainda o Intercâmbio Internacional com Portugal, onde se encontram três estudantes atualmente.
“A contabilidade é a alma do negócio, resumiu Jaguaratan Souza Barbosa, que também contador e professor, ao reconhecer o papel essencial da profissão para “o funcionamento da economia, a gestão pública responsável e o funcionamento da iniciativa privada e o empreendedorismo”. Marcly Amorim Pizzani, professora da UEFS e reitora da UNEX, destacou a importância do momento para mostrar força e representatividade e sentenciou: “As mulheres fazem a diferença na profissão”.
Para Carlos Brito, contador e secretário municipal de Planejamento, que representou o prefeito José Ronaldo na sessão conduzida pelo presidente da Casa, vereador Marcos Lima (União), vale ser ressaltada a representatividade da nova geração, “que dignifica, com ética, o exercício da profissão”. Para esses novos profissionais, ele deixou um recado: “Sejam protagonistas desta cidade, que precisa de profissionais comprometidos, que não mercantilizam a profissão, pois nada mais triste do que um profissional que não se respeita. Eu acredito na profissão”.
Para Franklin Freitas Franco, diretor do SINCONT e representante do CRC-BA em Feira de Santana, a Contabilidade não se resume a emissão de guia e cobrança de impostos. Ele informou que Feira tem aproximadamente 1.800 contadores e destacou que “homenagem é reconhecimento. Nessa mesma linha, o vereador Silvio Dias (PT), que confessou a paixão pela área quando cursava Administração, defendeu a importância do exercício profissional “com dedicação e responsabilidade”.
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a homenagem aos “Amigos do CRC”: Gustavo Breitenbach, Manoel Mendes Cerqueira Filho, José Adalto de Oliveira, Joelson Oliveira Santana, Edson Franco, Luiz Carlos Almeida, Ronaldo Ayala Moliterno Neto, Marcos Antônio Santana da Silva, Isaias Carneiro Santos Junior, Rinaldo Lobo, José Braga da Silva Neto, Wagner Gonçalves dos Santos e Raquel Reis dos Santos.
Também foram homenageados, por indicação do vereador Professor Ivamberg os seguintes profissionais: Mauro Ricardo de Freitas Souza, Alda Rita Lobo Damaceno, Adílio Henrick Alves Castelo Branco, Eli Araújo Silva, Euvaldo Figueiredo, Mário Peixoto Andrade, Umberto Falconery Rios Júnior, Tânia Ferreira dos Santos Bonfim, Fernando Rodrigo Sampaio de Almeida, Edson Lima Costa, Arliana da Cruz Casaes, NaieleFabiane Mascarenhas Pereira de Souza, Olívia Moreira, Emanuelle Santos Laurentino, Carlana Silva de Oliveira, Jacilene de Oliveira Lima Gonçalves e Lucimércia Silva Pinheiro.
Já o presidente do Legislativo, vereador Marcos Lima, indicou Antônio Joeval Alves Amorim, Marcos Antônio Azevedo Amorim, Jucileide Gomes da Costa, Fabrício Azevedo Amorim, Ana Amélia de Melo Leite da Silva, Ana Paula de Freitas Bonfim, Tatiana Jesus Dos Santos, Elis Mara Miranda de Souza, Edson de Oliveira Matos, Rosemeire Lima Pereira do Carmo e Jakeline Alves Rosado. O palestrante da noite e demais convidados que integraram a Mesa de Honra também foram homenageados.
As informações são da Câmara de Vereadores de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.