Feira terá prioridade em qualificação de leitos neonatal

Medida do Governo do Estado visa diminuir os índices de mortalidade infantil em municípios onde situação preocupa.

Feira terá prioridade em qualificação de leitos neonatal Feira terá prioridade em qualificação de leitos neonatal Feira terá prioridade em qualificação de leitos neonatal Feira terá prioridade em qualificação de leitos neonatal

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (02) uma resolução que aprova a ampliação e qualificação dos leitos de Unidades de Cuidados Intermediários neonatal (UCI) e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal para diversos municípios baianos, tendo suas ações prioritárias voltadas para 33 cidades – dentre elas, Feira de Santana –, onde a mortalidade infantil atingiu índices mais alarmantes entre os anos 2000 e 2007.

A resolução, que faz parte do Projeto de Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal e do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil (este último, assinado pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão, em março do ano passado, em Salvador), tem como meta principal a redução da mortalidade infantil em no mínimo 5% ao ano.

Feira de Santana

Devido ao elevado número de óbitos de crianças menores de um ano em Feira de Santana, a Sesab definiu o município como prioritário na ampliação e qualificação dos leitos neonatais. No período de 2000 a 2007, 42.181 crianças morreram antes de completar um ano de idade em toda a Bahia. Somente em Feira foram 1.215 óbitos, perdendo apenas para a capital, Salvador, com 7.688 falecimentos.

Hospitais contemplados

Os hospitais feirenses que serão contemplados com novas unidades neonatais serão: Hospital Inácia Pinto dos Santos, com estimativa de 10 UCI e 10 UTI; Hospital Geral Clériston Andrade 04 UCI 04 UTI e Hospital da Criança 15 UCI e 10 UTI, totalizando 53 novas unidades somente para Feira de Santana. De acordo com a resolução da Sesab, a estimativa de equipamentos segundo o Plano Estadual para as Unidades Hospitalares é de 338 novas UCI e UTI neonatal em todo o estado da Bahia.

As informações são da assessoria de comunicação do deputado José Neto.