Doze integrantes de uma quadrilha especializada em explosão a caixas eletrônicos, formada por baianos e paulistas, foram apresentados na tarde de hoje (13), no auditório da Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia. As prisões foram realizadas nas cidades de Esplanada, Conde e Feira de Santana por componentes da Companhia Independente da Polícia Militar/Litoral Norte, do 3º Pelotão da PM de Esplanada e do Grupo de Repressão a Roubos Contra Instituições Financeiras (Garcif) da Polícia Civil.
O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, apresentou os resultados da operação, destacando o total de assaltantes de banco presos (32) e armas apreendidas (16) só este ano. Ele também comentou a migração de ladrões de instituições bancárias para a Bahia , problema que, segundo ele, afeta o país. “Em todo o Brasil, sofremos com a falta de controle dos explosivos”, ressaltou, observando que “também é necessário se cobrar das instituições bancárias um investimento maior em itens de prevenção”.
O sotaque diferente dos assaltantes, já investigados por assalto a banco na região, foi uma das pistas que levou a polícia a ligar a participação deles no assalto. Nas buscas pelo carro roubado, os policiais conseguiram chegar a uma parte da quadrilha, que sofreu um acidente na estrada, durante a fuga. Outros integrantes foram capturados num sítio utilizado como ponto de encontro dos bandidos. Também houve prisões no povoado de Altamira, localizado entre Esplanada e Conde.
Informações da Polícia Civil