Feira de Santana
Major Castilho assume 66ª CIPM e diz que quer estabelecer diálogo com a população
A solenidade de passagem do comando da companhia, que ocorreu no auditório do 1º BPM (Batalhão de Polícia Militar), foi presidida pelo coronel Adelmário Xavier, comandante do CPRL.
Daniela Cardoso e Ney Silva
Promover o diálogo com associações de moradores e entidades comunitárias para conseguir a paz social e dar melhor segurança às pessoas. Esse é o objetivo do Major Josnei Castilho, que assumiu na manhã desta quinta-feira (13) o comando da 66ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), em substituição ao Major Mazza.
A solenidade de passagem do comando da companhia, que ocorreu no auditório do 1º BPM (Batalhão de Polícia Militar), foi presidida pelo coronel Adelmário Xavier, comandante do CPRL, e contou com a presença do coordenador de Polícia Civil, Ricardo Brito, praças e oficiais.
O major Castilho disse que sua primeira ação vai ser conhecer o efetivo que dispõe e os equipamentos, depois a área de abrangência da 66ª CIPM e buscar o diálogo com as lideranças dos bairros, para em seguida estabelecer um plano de ação com o objetivo de chegar à paz social com a comunidade.
Ele informou que atualmente fazer segurança pública sem o apoio da população é muito difícil, principalmente porque a base e a filosofia do policiamento comunitário é o diálogo. “Sem esse diálogo não há sucesso na atividade policial. Nós dependemos primordialmente da participação da comunidade nas ações de polícia”, afirmou. O major Castilho estava comandando o 19º Batalhão de Polícia Militar na cidade de Jequié há quase quatro anos.
O coronel Adelmário Xavier, que presidiu a solenidade, ao ser questionado sobre as condições de trabalho e o efetivo das três companhias em que seus comandantes foram substituídos, informou que a PM Bahia está com dois mil homens em formação e só após esse período é que vai melhorar o efetivo. Com relação às viaturas, ele afirmou que está aguardando o encaminhamento para melhorar a segurança.
Assuntos