Polícia Militar

Pela primeira vez, uma mulher comandará o 16º Batalhão da Polícia Militar de Serrinha

Maria Aparecida substitui o tenente-coronel Hamilton Ferreira dos Santos, que esteve à frente do batalhão por 1 ano e dois meses.

Leitura: 3 Minutos
PM Maria Aparecida 16º BPM batalhão
Tenente-coronel Maria Aparecida Vieira Teixeira | Foto: Raimundo Mascarenhas

O Governo do Estado oficializou, nesta sexta-feira (19), por meio de publicação no Diário Oficial da Bahia, uma série de mudanças nos comandos de unidades da Polícia Militar em diversas regiões. Entre as alterações, está a nomeação da tenente-coronel Maria Aparecida Vieira Teixeira como comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Serrinha, que completa 39 anos de criação em 2025. A escolha marca um momento histórico: é a primeira vez que uma mulher assume o comando do batalhão.

Com experiência consolidada na corporação, Maria Aparecida já integrava o 16º BPM, onde exercia a função de coordenadora II. Antes disso, comandou, ainda como major, a 90ª Companhia Independente da PM (CIPM), em Riachão do Jacuípe. Agora, terá a missão de liderar o batalhão responsável pelo policiamento em cerca de 15 municípios do território do sisal, área considerada estratégica para a segurança do interior baiano.

Segundo o site Calila Notícias, parceiro do Acorda Cidade, Maria Aparecida substitui o tenente-coronel Hamilton Ferreira dos Santos, que esteve à frente do batalhão por um ano e dois meses. Hamilton agora assume um novo desafio: a direção do Colégio da Polícia Militar do Lobato, em Salvador.

Coronel Hamilton
Tenente-coronel Hamilton Ferreira | Foto: Reprodução/Calila Notícias

As alterações fazem parte de uma reestruturação interna da Polícia Militar da Bahia, conduzida pelo comando-geral, com o objetivo de fortalecer a gestão e o policiamento em diferentes regiões. Entre as novidades, está também a elevação de Jacobina à categoria de Batalhão, que será comandado pelo tenente-coronel Antônio Teixeira, esposo da nova comandante do 16º BPM.

Mudanças no Sisal

O 16º BPM passou por três mudanças de comando em apenas dois anos. Em junho de 2023, o tenente-coronel Macedo havia substituído o tenente-coronel Müller. Um ano depois, Macedo foi designado para a recém-criada Cipe Nordeste, dando lugar a Hamilton, que agora cede espaço para Maria Aparecida.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram