A cantora e compositora baiana, Ivete Sangalo, apareceu, na última quarta-feira (17), fazendo uma caminhada na praça do Campo Grande, em Salvador, capital da Bahia. O local é considerado um ponto turístico da cidade, e em suas redes sociais, a artista compartilhou que costuma sair sozinha para relaxar.
“Tô aqui dando um rolê no Campo Grande, dar uma caminhada para espairecer a mente na praça. Muito vento! Uma noite de vento. Só de boa, na lagoa”, brinca a cantora.
Em meio a uma rotina acelerada, Ivete explica que sempre está acompanhada, e por isso reserva um momento para ficar só.
“As vezes eu saio assim sozinha. Tudo que eu faço tem que ter alguém do lado. Gosto muito do povo que anda comigo, mas gosto de andar assim também às vezes”, conta Ivete.
Por ser mulher e uma figura pública, é comum o sentimento de insegurança e vulnerabilidade. Com base nisso, um grupo de autores italianos desenvolveram o “Thematic Review on Women’s Perception of Safety While Walking in Public Space: The STEP UP Project”, um estudo temático sobre a percepção das mulheres sobre a segurança ao caminhar no espaço público: o projeto STEP UP.
O material analisa como a taxa de criminalidade, a degradação Urbana, os espaços públicos e o planejamento de transportes influenciam o comportamento das mulheres, pois comparado aos homens, elas enfrentam mais problemas ligados a questões de segurança relacionadas à agressão e ao assédio.
Reportagem escrita pela estagiária de jornalismo Beatriz Rosado, sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.