
O município de Feira de Santana completou, nesta quinta-feira (18), 192 anos de emancipação política e promoveu uma programação especial para celebrar a data. Entre as atividades, esteve a visita ao Casarão Olhos d’Água, considerado o primeiro imóvel da cidade e marco histórico do surgimento do município. O espaço teria abrigado o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, apontados como fundadores de Feira de Santana.

Durante o evento, grupos de estudantes de diferentes escolas particulares se apresentaram para o público presente, entoando o hino da cidade e os parabéns. O prefeito José Ronaldo participou da solenidade e destacou a importância do local para a preservação da história feirense.

“É mais um aniversário, mais um momento que vivemos nesta cidade encantadora e em constante crescimento. Estar aqui é reviver onde tudo começou, lembrar da história de Ana Brandoa e Domingos Barbosa de Araújo e compartilhar com a população essa trajetória que faz de Feira de Santana um município vencedor”, afirmou o prefeito.
O diretor do Casarão, Josman Lima, ressaltou que o espaço é um ponto de encontro com a memória da cidade. “O Casarão dos Olhos d’Água é um lugar onde as pessoas podem reviver o início de Feira de Santana. Aqui temos um espaço acolhedor, que abriga bibliotecas, as academias de Letras e de Artes do município e o Memorial Maria Quitéria, onde os visitantes conhecem de perto a história da heroína baiana”, explicou.
Segundo ele, o equipamento recebe uma média mensal de 3 mil a 3,5 mil visitantes, principalmente estudantes. “Só no mês de agosto, recebemos cerca de 5 mil crianças. Elas chegam com a história aprendida nos livros e aqui podem tocar, ver e sentir essa memória viva”, acrescentou.
Ainda durante a programação, foi inaugurada a Praça Olhos d’Água, localizada em frente ao Casarão. O espaço é um projeto da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e, segundo o titular da pasta, Justiniano França, transforma uma antiga área degradada em um ambiente de lazer e contemplação.

“Era um terreno que precisava de limpeza constante. Hoje, com autorização do prefeito José Ronaldo, conseguimos construir uma praça simples, mas bonita, com paisagismo e bancos para uso dos visitantes do Casarão, do Caps que funciona nas proximidades e da comunidade em geral. É um presente da Sesp para Feira de Santana neste aniversário de 192 anos”, destacou o secretário.

Além do paisagismo e da recuperação da cruz histórica instalada no local, a pasta reforçou a importância do cuidado coletivo com os espaços públicos. “A limpeza é um dos nossos maiores desafios. Não é apenas responsabilidade do poder público: cada cidadão pode dar esse presente à cidade, fazendo o descarte correto dos resíduos e colaborando para manter Feira de Santana limpa”, completou Justiniano França.

Com a inauguração da praça e o fortalecimento das atividades no Casarão dos Olhos d’Água, a gestão municipal busca reforçar os laços da população com a história do município, transformando o espaço em um ponto de referência cultural e turística para moradores e visitantes.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.