
Feira de Santana completa nesta quarta-feira (18) 192 anos de história. Para celebrar a data, o Acorda Cidade foi às ruas com uma caixa de presente em mãos e perguntou: qual presente você daria para a Princesa do Sertão? As respostas misturam desejos sérios por melhorias, cobranças importantes e até pitadas de bom humor, mostrando o jeito criativo e bem-humorado com que os feirenses enxergam a cidade, mesmo diante dos problemas.
Mobilidade e transporte
O transporte público foi um dos “presentes” mais citados nas ruas. As sugestões vieram de diferentes pontos da cidade, desde o Campo do Gado Novo, passando pelo bairro Gabriela, até o Parque Lagoa Subaé. Maria da Glória Jesus, moradora do Campo do Gado Novo, foi enfática ao pedir mudanças. “Eu daria ônibus novos. Tem que mudar esses ônibus velhos, todo dia quebra um.” Edson Bastos, do Parque Lagoa Subaé, destacou a falta de organização no trânsito, especialmente nos horários de pico. Já o jovem Kevin Messias sugeriu um transporte mais moderno. “Eu daria um ônibus elétrico com ar-condicionado.”

Entre críticas e sugestões, foi consenso entre a população: a mobilidade urbana precisa melhorar, e esse seria um presente urgente e necessário para a Princesa do Sertão.
Segurança e infraestrutura
A preocupação com a segurança também foi outro ponto abordado em diferentes desejos da população. “Eu daria mais rondas e módulos policiais nos bairros periféricos”, destacou Ayanna Santos, moradora do bairro Santa Mônica. “Eu daria um investimento maior na segurança, que eu acho que é o que a gente está precisando. Segurança para poder viver em paz, trabalhar em paz, se divertir em paz”, disse Amanda Borges, do conjunto Fraternidade. Lorena Roberta, do bairro Asa Branca acrescentou: “Nós moradores andamos amedrontados com a criminalidade”.

Já em relação à infraestrutura, sugestões foram diretas: “Eu daria cimento e brita para tampar aqueles buracos do Feira VII, que estão demais”. Também houve quem pedisse “mais organização do trânsito de Feira de Santana”.
Saúde e acessibilidade
A saúde pública também apareceu com força entre os desejos de aniversário para Feira de Santana. De diferentes bairros, a população destacou a necessidade de melhorias nos postos de saúde, no atendimento hospitalar e na atenção básica. “Eu daria mais médicos nos postos de saúde para melhorar a saúde da população”, disse Isabella Freitas, moradora do conjunto Feira VII. Já Giovane Beirão, do bairro Muchila apontou para a situação do Hospital da Mulher. “Eu daria mais médicos para o Hospital da Mulher e mais atenção nos atendimentos das UPAs”. Também houve pedidos por “mais acessibilidade e mais saúde” de forma geral.

Educação, esporte e lazer
Na área da educação e do esporte, não faltaram desejos. “Eu daria uma escolinha de futebol para Feira de Santana e um estádio para as crianças”, disse um entrevistado. Já o morador do bairro Jardim Cruzeiro, Alex Fagundes, pediu uma reforma maior: “Um estádio de futebol novo, porque o estádio Joia da Princesa se encontra muito pequeno e a estrutura bem velha”.
A cultura e o lazer também entraram na lista. “Eu daria mais investimento na cultura para a juventude”, desabafou Cláudio Brito, morador do bairro Brasília. Desejos por “mais opção de lazer para a nossa cidade” também foram expressados.
Entre as respostas criativas, teve quem resumiu: “Eu daria dinheiro”. Urania Moreira, do bairro Campo Limpo pensou grande: “Eu daria um shopping grande e novo”. E ainda sobrou espaço para o humor temperado: “Eu daria um acarajé no dendê para temperar a cidade”, brincou uma entrevistada.
Seja pedindo mais mobilidade, saúde, segurança e infraestrutura, seja sonhando com obras grandiosas ou até sugerindo um acarajé simbólico, os moradores mostram que o maior presente para Feira de Santana é a vontade de ver a cidade crescer e se desenvolver. E você, qual presente daria?
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Davi Cerqueira, sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram