
Com o objetivo de acolher e cuidar, de forma indireta, de animais em situação de abandono e maus-tratos em Feira de Santana, o Projeto Quatro Patas atua, desde outubro de 2020, como uma iniciativa social independente. Por meio de ações práticas e campanhas de conscientização, o projeto busca transformar a realidade de animais abandonados, promovendo respeito, bem-estar e adoção responsável.

Thaissa Luanne Alves da Silva, que é estudante de medicina veterinária e idealizadora do projeto, conversou com o Acorda Cidade sobre as ações desenvolvidas. Segundo ela, todas as atividades são realizadas por voluntários, com o apoio de clínicas veterinárias para atendimentos e cuidados aos animais.

“Uma das principais ações realizadas pelo projeto é o oferecimento de alimento para animais abandonados por meio de comedouros de PVC instalados em diversos pontos da cidade”, destacou.

O Projeto Quatro Patas não conta com um espaço físico, e, por isso, não realiza resgates de animais. No entanto, atua em ações pontuais com o apoio de clínicas parceiras para recolher e castrar animais.

“Recentemente, atuamos de forma pontual em uma colônia de gatos que vivia em uma casa abandonada no bairro SIM, após denúncias. Capturamos e castramos esses gatos, a fim de controlar a superpopulação de animais errantes. Colocamos esses animais para adoção responsável. Entretanto, vale ressaltar que o Quatro Patas não realiza resgates nem possui abrigo. Essa é uma ação pontual e, caso os animais não sejam adotados após o pós-operatório, eles irão retornar ao local onde viviam, infelizmente”, explicou Thaissa.

Apesar das limitações, Thaissa destaca que o Quatro Patas mantém uma atuação forte em campanhas de guarda responsável, conscientização acerca da castração e respeito aos animais. A iniciativa, inclusive, organiza eventos como o Festival Pet, realizado anualmente em outubro, no Dia Mundial dos Animais, reforçando a necessidade do engajamento da comunidade na causa.
A força do voluntariado
O voluntariado é a base do Projeto Quatro Patas. Pessoas interessadas em ajudar podem contribuir de diversas formas, seja participando na organização de campanhas de adoção, eventos beneficentes, arrecadação de ração e materiais ou até mesmo oferecendo habilidades específicas, como apoio logístico, transporte e comunicação.

Para aqueles que possuem pouco tempo disponível, o projeto criou a modalidade de “voluntário por um dia”, permitindo que qualquer pessoa escolha uma data ou atividade pontual para contribuir, sem compromisso fixo. Segundo a estudante, essa alternativa foi pensada para incluir o maior número possível de apoiadores.

Como ajudar
O Projeto Quatro Patas se mantém exclusivamente por meio de doações e ações beneficentes, como a venda de rifas e dos próprios comedouros de PVC. Quem desejar apoiar pode acompanhar as ações do projeto pelo Instagram @projetoquatropatas ou entrar em contato diretamente pelo WhatsApp: (75) 99844-8302 | (75) 98245-4488.

Para o Projeto Quatro Patas, cada gesto de solidariedade importa. Conforme a equipe ressalta: “Pequenas atitudes geram grandes mudanças”. Seja doando, se voluntariando ou compartilhando ações nas redes sociais, cada ajuda faz a diferença para promover o bem-estar de animais que tanto necessitam de cuidado e amor.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.