A 47ª Semana Espírita de Feira de Santana foi aberta no último sábado (13) e segue até o dia 21 de setembro, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Nesta edição, o tema traz “Céu, Inferno e a Justiça Divina” para discutir o poder da espiritualidade na vida das pessoas. Durante o evento, será prestada uma homenagem a Divaldo Franco, um dos principais nomes do espiritismo brasileiro da atualidade, que morreu aos 98 anos em maio deste ano.
A Semana Espírita é promovida pelo Conselho Federativo Regional e pela Federação Espírita do Estado da Bahia (Feeb), e está reunindo nomes expressivos do espiritismo nacional com reflexões, palestras, debates e atividades artísticas e culturais, além de momentos voltados para todos os públicos. Haverá programações especiais para crianças e jovens.
Entre os convidados desta edição estão Ana Tereza Camasme (RJ), Bruno Godinho (RS), Adeílson Salles (SC), Lusiane Bahia (BA), Frederico Menezes (PE), Éden Lemos (RN), Leonardo Machado (PE). No dia de abertura, o encontro recebeu o coordenador nacional da área de comunicação social espírita da Federação Espírita Brasileira, André Siqueira, do Distrito Federal.
“Ele nos deu uma grande aula sobre a temática, que é o céu, o inferno e a justiça divina, que é a obra de grande relevância de Allan Kardec, que este ano está comemorando 160 anos da sua primeira edição”, disse Marcus Machado ao Acorda Cidade.
Machado é coordenador do Conselho Regional Espírita de Feira de Santana e esteve na manhã desta segunda-feira no Programa Acorda Cidade para falar sobre o evento. O tema desta edição foi escolhido no eixo das cinco grandes obras de Kaderc: Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, Evangelho segundo o Espiritismo, a Gênesis e o Céu e o Inferno, que está sendo homenageado.
“O livro é dividido em duas partes, a primeira parte é a doutrina, de informação, todo o aspecto filosófico do Espiritismo, e na segunda parte Allan Kardec faz entrevistas com espíritos, por exemplo, espíritos suicidas. Como é que eles estão? Espíritos que foram criminosos e estão arrependidos. Que foram assassinos, que cometeram crimes hediondos. Espíritos felizes vêm nos dizer porque eles estão felizes. Espíritos que estão ainda continuando a sofrer. Espíritos que passaram por expiações na Terra. Situações de grande gravidade, principalmente de limitação no campo da saúde. E eles vêm nos dar os depoimentos”, explicou Marcus ao Acorda Cidade.
Entre as discussões, terão questões contemporâneas como a saúde mental, como a ansiedade tem feito as pessoas reféns; a busca pela felicidade, mas também temas ligados às forças espirituais, trazendo o poder da fé e da oração como terapia.
“Precisamos parar um pouco para olhar para dentro de nós. E o nosso mundo hoje é muito focado no materialismo, no imediatismo. Temos a figura de Jesus Cristo como sendo o nosso grande guia, o nosso modelo e ele disse e foi muito claro, ‘eu venci o mundo’ e nós precisamos estar muito atentos porque nós queremos vencer no mundo e vencer no mundo é totalmente diferente de vencer o mundo.”
O coordenador também chamou atenção para um dos temas das palestras, que será sobre o julgamento das pessoas. Em um mundo cada vez mais digital, onde pessoas colocam suas vidas e práticas dentro de telas, surgem a toda hora promotores, juízes, delegados de internet que cometem atrocidades para o outro, sem saber que também estão desgastando a si mesmos.
“É preciso ter muito cuidado com isso porque, em primeiro lugar, a maior responsabilidade que devemos pensar é sobre nós mesmos, sobre a nossa conduta, como é que eu queira exigir de você, se a minha parte eu não faço? E hoje com as redes sociais, o julgamento, o cancelamento, a cultura do ódio, da violência, isso faz com que nós estejamos realmente vivendo essa grande crise social e emocional, basta ver aí os consultórios de psiquiatria, de psicologia, as clínicas, os hospitais, os presídios, as delegacias, porque estamos vivendo um momento difícil e o espiritismo vem nos convidar a sermos uma pessoa nova, a sermos diferentes e é o convite que viemos aqui a fazer”, convidou.
Para o coordenador, a semana faz um chamado para que as pessoas reflitam sobre suas vidas e como estão construindo suas passagens pela terra.
“O espiritismo nos traz através de um trabalho de pesquisa que a vida continua e, como nós estamos aqui, continuaremos lá no mundo espiritual até um dia em que busquemos realmente a nossa mudança, a nossa transformação.”
Programação diversa
Durante todos os dias, a programação começa por volta das 19h30. A entrada é franca. Além disso, começa a partir desta segunda (15), a Semaninha Espírita para Crianças de 5 a 10 anos, das 19h45 às 21h; no domingo (14), começou a Semana Espírita Jovem, que será realizada nos dias 14, 17 e 20 de setembro.
Em paralelo à Semana Espírita, também foi aberta no domingo (14), a 11ª Felite, a Feira do Livro Espírita, que também tem uma programação especial dividida em blocos temáticos. Confira aqui.
Confira a programação dos palestrantes:
- 13/09 (sábado) – André Siqueira (DF): “Céu, inferno e a Justiça Divina”
- 14/09 (domingo) – Ana Teresa Camasmie (RJ): “O céu e o inferno em nossas vidas”
- 15/09 (segunda) – Bruno Godinho (RS): “Determinismo, livre-arbítrio e evolução”
- 16/09 (terça) – Adeilson Salles (SP): “Ouvindo Deus na tempestade”
- 17/09 (quarta) – Luziane Bahia (BA): “A supremacia da lei de amor”
- 18/09 (quinta) – Frederico Menezes (PE): “Arrependimento, expiação e reparação”
- 19/09 (sexta) – Éden Lemos (RN): “Perdão e paz interior: convites para uma vida feliz”
- 20/09 (sábado) – Leonardo Machado (PE): “Ansiedade e felicidade”
Este ano, o evento mudou de endereço e está sendo realizado na Secretaria Municipal de Educação, que está situada na Rua Barão de Cotegipe (antigo prédio da FTC), em Feira de Santana.
Para saber mais detalhes, acesse o Instagram @cr3oficial_.
Leia também: Feira de Santana recebe de 13 a 21 de setembro a 47ª Semana Espírita; confira programação e novo local
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram