Um avião, modelo monomotor, caiu na tarde deste domingo (14) em um canavial, próximo ao centro de Coruripe, litoral Sul de Alagoas. O piloto era o único tripulante. Ele morreu na queda. A aeronave transportava 180 quilos de cocaína em tabletes. O Corpo de Bombeiros foi acionado porque havia risco de explosão.
Imagens do Departamento Estadual de Aviação (DEA) mostram o local exato da queda, às margens da estrada que corta o canavial. O piloto tem nacionalidade estrangeira, estava portando um documento da Austrália. Ele foi identificado como Timothy J Clark. O Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Científica foram acionados.
A droga foi recolhida por militares da Força Tática 1 e Rocan, que atenderam a ocorrência. O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foi acionado para fazer a segurança no local.
Os tabletes foram levados sob escolta para o CISP da cidade. Segundo militares que estiveram no local apenas o piloto seguia na aeronave. Há indícios de que ele tentou fazer um pouso em uma estrada dentro do canavial, que fica por trás do Estádio Gerson Amaral. Não há informações se seria um pouso de emergência ou planejado.
A aeronave, de prefixo ZU-IXM, é particular e já foi fotografada no Brasil em 2023, durante uma passagem pelo município de Igarassu, em Pernambuco. Além da droga, foram encontrados tanques extras de combustível, o que indica que a viagem seria de longa distância, com menos paradas para abastecer.
A Polícia Civil informou que vai investigar, através da Delegacia Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Dnarc), a origem da droga e qual seria seu destino. Já as investigações relacionadas ao acidente aéreo ficarão sob a responsabilidade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) especializado nesse tipo de ocorrência.
Fonte: g1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.