Feira de Santana

Expofeira 2025 chega ao fim com grande movimentação e destaque para o agronegócio local

Leitura: 8 Minutos
Expofeira 2025 chega ao fim com grande movimentação e destaque para o agronegócio local
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Após uma semana de atividades, chega ao fim neste domingo (14) a 46ª edição da Expofeira no Parque de Exposições de Feira de Santana. A festa reúne agricultura, pecuária, artesanato, atrações musicais entre outras tradições locais que atraem o público durante os oito dias de evento.

Ao Acorda Cidade o secretário municipal de agricultura, Silvaney Araújo, contou como foi a experiência da primeira Expofeira coordenada pela atual gestão. 

“O segredo aqui foi a gente somar dois ingredientes muito fortes. A credibilidade da gestão do professor José Ronaldo, junto com a tradição e história aqui do nosso Parque de Exposição, da nossa expofeira”

Silvaney Araújo, secretário de agricultura
Silvaney Araújo, secretário de agricultura – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Silvaney afirmou que o evento vem batendo recordes e alcançando público alto pela variedade de atividades e atrações presentes no Parque. O objetivo, segundo ele, é resgatar e fortalecer a base agro que faz parte da história da cidade.

“Hoje aqui tem uma das vacas mais caras do Brasil, tem o cavalo campeão nacional, o melhor cavalo de marcha do Brasil, do Campolina e do Mangalarga, a gente tem hoje aqui um nível altíssimo de caprinos e ovinos mostrando a eficiência mostrando a competência e a credibilidade que tem Feira de Santana no agro”

Expofeira 2024 chega ao fim com grande movimentação e destaque para o agronegócio local
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Mais de mil expositores fizeram parte do evento. O leilão realizado no sábado (12), penúltimo dia de Expofeira, chegou a 480 mil em vendas diretas. Outro destaque que o secretário pontua é a organização e segurança que torna a Expofeira uma festa familiar e tranquila.

“Zero por cento de violência, a família vivendo. A gente fechou o som às 22 horas, mas as famílias ficaram aqui no pátio vivendo esse momento. Então, está sendo um sucesso”

Expofeira 2024 chega ao fim com grande movimentação e destaque para o agronegócio local
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O secretário acrescentou que a Expofeira é só um entre os pilares para apoiar a cadeia produtora local, mas que a secretaria vem realizando um trabalho de se aproximar dos produtores. 

“A gente está fazendo um trabalho muito de ouvir. A gente tem uma secretaria que tem um amplo trabalho, tem um parque de produção, tem as feiras livres e tem toda a zona rural. Eu venho do campo, eu sou filho de agricultor, fiz minha formação toda no meio do campo, e para mim está sendo um prazer, conversando, transformando e ouvindo muito.”

Em entrevista ao Acorda Cidade o prefeito José Ronaldo reafirmou o caráter familiar da festa. A presença de pessoas de todas as idades, com destaque para as crianças, que são atraídas pelos animais, parques e outros atrativos. 

José Ronaldo, prefeito de Feira de Santana
José Ronaldo, prefeito de Feira de Santana – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Caminhei muito no meio da criançada. O bom dessa festa é uma festa da família. Que a gente vê o avô com a neta, a gente vê o pai com os filhos. E é uma alegria curtir a família aqui, nesse ambiente de muita paz aqui no Parque João Martins da Silva”

Expofeira 2024 chega ao fim com grande movimentação e destaque para o agronegócio local
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com o prefeito, o Governo do Estado iria entrar com um investimento de R$ 1 milhão, no entanto, devido a processos burocráticos o valor não foi liberado .

“Como as bandas que aconteceram aqui foram com valores muito pequenos, foram contratadas diretamente pela empresa vencedora da licitação, esse recurso nós vamos usar mais na frente em outros eventos da prefeitura, como pode ser no Alecrim Miúdo, Jaguara, Natal Encantado”

A expectativa segundo José Ronaldo é de estar sempre aprendendo e melhorando com a experiência da festa a cada ano.

“Eu acho que quando uma festa é grande Assim, cada ano, você vai aprendendo. Então, por exemplo, agora nós conseguimos esse fressado que colocou na frente do parque, nós asfaltamos aqui algumas vias porque se acontecer chover você transita aqui bem melhor. Os parques onde estão sendo armados, a ampliação do redondel. O número de pessoas que estão aqui comercializando é infinitamente superior para toda a história da existência da Expofeira” completou.

Além da visitação do público geral, a presença dos pecuaristas é forte no quesito enriquecimento de conhecimentos sobre o mercado. Essa é uma das razões que fazem o pecuarista Marcos Antônio de Souza participar do evento há anos.

“A Expofeira é a meca, é a meca da visão, é a meca da visitação, é a meca das amizades. Aqui é a praça para você conhecer, se envolver e para você gerar uma relação futura com tudo que a gente abriga, com tudo que a gente recebe recepciona nesse lar que nos recepciona tão bem”

Marcos Antônio, pecuarista
Marcos Antônio, pecuarista – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Marcos é médico psiquiatra e do trabalho em Aracaju, mas um outro lado da sua carreira profissional é a criação de gado guzerá.

“O Guzerá nasceu pra mim como um sonho de criança, na infância. Meu pai criando gado comercial e a partir daí eu me apaixonei. Então, assim que adentrei ao mercado profissional, eu busquei uma raça que me desse o que existe de mais funcional, onde a gente pudesse extrair o máximo dessa raça. E essa raça é a Guzerá.”

A criação fica em Rio Real, e o foco do trabalho é também um desafio: criar animais funcionais.

“Todo Guzerá meu tem carne, tem leite e tem genética. Porque só criamos animais puros registrados e que a gente faz um trabalho genético com linhagens daqui da Bahia, linhagens de São Paulo, linhagens de Minas, enfim, a gente busca os melhores elementos os melhores exemplares para agregar ao nosso rebanho mais genética e mais qualidade”

Expofeira 2024 chega ao fim com grande movimentação e destaque para o agronegócio local
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com a expertise adquirida ao longo dos anos, o pecuarista aponta tipos de raça que são mais adequados para Feira de Santana.

“A micro região da Feira de Santana, ela já começa a ser uma boca do semiárido. Assim, é indicado as raças que têm maior resistência, maior rusticidade, maior competência para sobreviver e produzir no semiárido” completou.

Presente também nas atividades da Expofeira, o secretário de comunicação Joilton Freitas, comentou que feira agrega investimentos e retorno a todo os setores de Feira de Santana.

Joilton Freitas, secretário municipal de comunicação
Joilton Freitas, secretário municipal de comunicação – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“É uma importância econômica e cultural. A Expofeira significa tudo isso. Em sete dias você vê a movimentação de gente aqui. Você vê tratadores, garçons, segurança, donos de restaurantes, de barracas. Aqui você encontra tudo na Expofeira. Da grande máquina de tecnologia de milhões até um simples brochezinho. Portanto, isso gera emprego e renda”, completou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.