Feira de Santana

Embasa participa de reunião com moradores da Rua L, no bairro Feira X

Contribuições indevidas de esgoto na rede de drenagem pluvial tem causado transtorno aos moradores.

Acorda Cidade
 
Uma equipe de técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) se reuniu com moradores da Rua L, bairro Feira X, na manhã de ontem (7). O objetivo foi esclarecer sobre as condições de funcionamento da rede de esgotamento sanitário do local. Participaram da reunião também o vereador Isaías de Diogo, o engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da prefeitura, Rogério Campos, e fiscais da Vigilância Sanitária.
 
Os técnicos da Embasa explicaram que a rede de esgotamento sanitário operada pela empresa está funcionando normalmente. Nessa rede é coletado o esgoto dos imóveis interligados, que é destinado adequadamente após tratamento. “O que incomoda os moradores é um canal de drenagem feito pela prefeitura para escoar água de chuva, mas que está recebendo contribuições indevidas de esgoto”, informou o engenheiro da Embasa, Nivaldo Pedreira.
 
A manutenção dos canais de drenagem é de responsabilidade da prefeitura municipal. Para eliminar o escoamento de esgoto, é necessário que os moradores do entorno eliminem ligações indevidas na rede de drenagem, interligando seus imóveis à rede pública de esgotamento disponível na rua, conforme determina a Lei Estadual 7.307/98 e o Decreto Estadual 7.765/2000. A fiscalização das ligações indevidas é de competência da Vigilância Sanitária.
 
Segundo o vereador Isaías de Diogo, a Associação de Moradores Presidente José Sarney, que representa os moradores do bairro, vai entrar com um pedido de resolução do problema na Secretaria de Meio Ambiente do município e no Ministério Público. A moradora Soany Lopes se mostrou satisfeita com os esclarecimentos. “Foi importante essa reunião por ter mostrado à comunidade a situação real e, com isso, vamos poder tentar todos os recursos necessários junto ao município”, disse.