Feira de Santana

Secretário esclarece sobre transporte gratuito para a Expofeira 2025 e esclarece dúvidas sobre uso de outros veículos

Há três pontos de de ônibus para embarque alternativos foram estabelecidos para evitar que pedestres precisem pagar a entrada no terminal.

Leitura: 4 Minutos
ônibus para a expofeira foto batista cruz
Foto: Batista Cruz/Secom

Conforme já divulgado aqui no portal Acorda Cidade, a Prefeitura de Feira de Santana está oferecendo transporte gratuito de ônibus do Terminal Central para o Parque de Exposições João Martins da Silva, durante a realização da 46ª Expofeira, até o dia 15 de setembro. O benefício vale apenas de segunda a sexta-feira, entre os dias 8 e 12 de setembro. Os ônibus saem a cada 40 minutos dos seus pontos de embarque. O serviço começa a ser prestado às 8h, e o último balão, saindo do Parque, acontece às 22h.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Sérgio Carneiro, os coletivos gratuitos saem do Terminal Central com destino direto ao parque, mas para quem está fora do terminal há três pontos de embarque alternativos que foram estabelecidos para evitar que pedestres precisem pagar a entrada no terminal. Desta forma, os usuários que estão fora não devem entrar nos terminais, mas sim aguardar os ônibus no abrigo da Apae, que fica próximo ao terminal. Também há pontos gratuitos de ônibus para a Expofeira, em frente ao Baianão, na Rua Marechal Deodoro, e em frente à Receita Federal, na Avenida Getúlio Vargas, todos no centro da cidade.

“Não se justifica o argumento de que seria necessário pagar para entrar no terminal e acessar os ônibus gratuitos. Justamente para evitar isso, criamos três pontos externos, por onde passam os coletivos que seguem direto para o Parque de Exposições”, explicou.

O secretário ressalta que o transporte gratuito é oferecido apenas no trecho do Terminal Central ao Parque de Exposições, não abrangendo o deslocamento dos bairros até o terminal.

“A proposta não é da gratuidade dos bairros até o parque, e sim do terminal para o parque. Quem vem do bairro e faz a integração já tem um benefício. Mas o ônibus gratuito começa no terminal e também pode ser acessado nos pontos alternativos”, disse.

Área de modais e fiscalização na BR-324

Sérgio Carneiro informou ainda que a Polícia Rodoviária Federal autorizou apenas os ônibus a transitarem pela BR-324 no trecho que dá acesso ao Parque de Exposições. Por isso, foi organizada uma área de modais na Avenida Nóide Cerqueira, onde funcionam os pontos de embarque e desembarque para táxis, mototáxis, carros de aplicativo e vans do Sistema de Transporte Alternativo Coletivo (Stipac).

Sérgio informou ao Acorda Cidade, que no último fim de semana, alguns motoristas de aplicativos que buscaram passageiros às margens da BR-324 foram autuados pela PRF. “A orientação é que todas as pessoas utilizem a área de modais. Lá estão disponíveis todas as opções de transporte, de forma segura”, disse o secretário.

Reservas e biciletário

As vans do Stipac, segundo ele, podem ser reservadas por grupos de pessoas que queiram ir juntos ao parque. O agendamento pode ser feito pelo telefone (75) 99101-0909.

Além disso, foi disponibilizado um bicicletário gratuito na área de modais. “Quem quiser ir de bicicleta poderá prendê-la na área dos modais e ingressar gratuitamente no parque. Não há cobrança pelo bicicletário”, disse.

Números da operação

De acordo com Sérgio Carneiro, aproximadamente 16 mil pessoas já utilizaram os modais disponibilizados pela Prefeitura para a Expofeira, sendo cerca de 10 mil, em ônibus. Ao todo, 20 veículos atenderam o público, entre 13 articulados e 7 do tipo padrão.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.