Acorda Cidade

Feira de Santana vai sediar entre os dias 15 e 20 de julho a 1ª Exposição Nacional de Cavalo Campolina e Jumento Pega. O evento será realizado no Parque de Exposição João Martins da Silva e visa resgatar a criação e o comércio desses animais, favorecendo ainda mais o crescimento da tropa destas raças nos centros urbanos.
 
A promoção do evento foi discutida entre os criadores e o prefeito José Ronaldo de Carvalho, com participação do secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), Ozeny Moraes.

 
A iniciativa é uma promoção da Associação Baiana dos Criadores das duas raças, com apoio da Ordem dos Cavaleiros Solidários e do Governo Municipal, através da Seagri.
 
A pretensão dos organizadores do evento é de promover durante a mostra também copas de marchas e funcionais de muares e do cavalo campolina. Ainda leilões das raças, com presença confirmada de 260 cavalos campolina e cerca de 100 jumentos pegas e muares, inclusive procedentes de outros estados.
 
Com a promoção da exposição, os criadores buscam avaliar as características da nova raça, dar maior expansão e ênfase à comercialização desses animais e ainda dar notoriedade nacional ao município a partir do cruzamento das mesmas, o que resulta numa nova espécie de animal de excelente qualidade.
 
A meta dos organizadores é de levar ao evento aproximadamente 400 animais, entre cavalos campolina, jumentos pega e muares e, com isso, atingir um público de 10 mil pessoas e, consequentemente, realizar grandes negócios, divulgando as raças e o próspero comércio da cidade. As informações são da Secom.