Acorda Cidade

As mudanças do Carnaval do Centro da cidade (Circuito Osmar), uma das grandes novidades deste ano, agradaram especialmente ao folião pipoca que se diz mais prestigiado na folia. Com mais arquibancadas, melhor visibilidade e acessibilidade, o espaço tem recebido grande número de pessoas que, fora dos blocos e camarotes, fazem a festa com amigos e familiares. Artistas como Ivete Sangalo, Márcio Vitor e Saulo Fernandes e também já se manifestaram positivamente pelas alterações realizadas pela Prefeitura com foco no folião pipoca.
 
“Essa é uma mudança muito importante e esperamos que o folião pipoca seja cada vez mais valorizado”, disse Saulo ao prefeito ACM Neto, ao passar pelo Camarote Oficial do Campo Grande, ontem. Ivete também elogiou a estrutura do Carnaval 2014 e destacou a valorização do público, que agora conta com mais espaço nas ruas e arquibancadas para ver seus artistas preferidos. “O prefeito foi até nós, artistas, buscar uma opinião sobre o projeto do Campo Grande. Eu disse que por mim estava aprovado, mas que mudanças sempre trazem alguns ‘perrengues’. No final, deu tudo certo”, contou Ivete.
 
Entre as principais alterações no Campo Grande estão o aumento no número de arquibancadas, que subiu de 2 mil para 2,6 mil, a criação de um espaço exclusivo para pessoas com deficiência e idosos, nas praças Dois de Julho e da Piedade. Com retirada da passarela que ficava em frente ao Teatro Castro Alves, o público tem agora muito mais espaço para acompanhar a passagem dos blocos e trios.
 
Mesmo optando por sair no bloco Meu e Seu, o casal Carla Queiroz e Luis Eduardo Costa aprovaram as mudanças no circuito. "É muito importante garantir o espaço para quem vai brincar na rua. O que mais gostei foi a retirada dos camarotes das TVs que impediam a visão de quem estava na rua. Ficou realmente muito bom”, avalia Carla, que esperava seu bloco no campo Grande neste domingo.
 
A vendedora Vera Lúcia Rocha foi com a família aproveitar a festa e ressaltou a tranquilidade da festa este ano. Para ela, a limpeza e os novos camarotes são o grande diferencial do Carnaval. A gerente de loja Elisângela Souza gostou da organização da festa, mas acha que algumas pessoas ainda estão se adaptando as mudanças. “Tudo o que é novo exige um tempo para que pessoas possam assimilar”, comentou.  
 
Já elogiada por artistas como Daniela Mercury, a redução do percurso dos trios, que agora dispersão na Castro Alves, foi grande novidade da festa. Com a Rua Carlos Gomes funcionando como área de armação de trios e livre circulação de pedestres, e os cantores e músicos de bloco tiveram um roteiro e desgaste pelo trabalho minimizado.
 
Em entrevista que concedeu antes do Carnaval, ela disse que aprovou a diminuição do o trajeto no Circuito do Osmar. “Isso é fundamental para que o circuito de lá fique equivalente ao da Barra, fique humano, dê fluência para não embolar na virada, oxigenar e dar mais valor ao Campo Grande”, afirmou.