Vidas Ciganas
Foto: Gabriel Lima | Reprodução/Redes Sociais

O espetáculo teatral Vidas Ciganas será apresentado em Feira de Santana no dia 18 de outubro, às 14h, no Ecassa (Escola do Centro de Assistência Social Santo Antônio), no bairro Capuchinhos. A entrada é gratuita, e o evento tem como objetivo atrair e formar novos públicos jovens para o teatro na cidade, além de promover a inclusão e o respeito à diversidade cultural.

O projeto, que faz parte da programação Vozes do Povo Cigano, é contemplado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e pela Lei Aldir Blanc, do Ministério da Cultura. Dirigido pelo premiado ator e diretor Lion Guimarães, o espetáculo visa valorizar os artistas locais e fortalecer o reconhecimento de talentos da cidade.

“Através deste espetáculo, estamos cada vez mais alcançando jovens para o teatro. Devemos compartilhar com a comunidade e mostrar que Feira tem artistas muito bons e que devem ser valorizados.”

A peça “Vidas Ciganas” aborda a história das famílias Padilha e Romanov, duas tradições ciganas imersas em rivalidades antigas. O enredo gira em torno de um casamento arranjado entre os herdeiros Topázio e Hanna, cujo enlace deveria selar a paz entre as famílias, mas acaba trazendo à tona segredos, vinganças e traições do passado. Com personagens ciganos e civis, a trama mistura questões de amor proibido, confrontos culturais e dilemas morais.

Em meio a profecias e escolhas difíceis, o espetáculo também reflete sobre os impactos do preconceito, as tradições e o poder do perdão. A história é uma crítica à visão distorcida sobre a cultura cigana e busca combater estigmas, promovendo uma visão inclusiva da diversidade.

O projeto traz acessibilidade, com tradução em Libras e audiodescrição para garantir que pessoas com deficiência auditiva e visual possam aproveitar o espetáculo.

O diretor Lion Guimarães ressaltou a importância do evento para a formação de novos públicos: “Através deste espetáculo, estamos cada vez mais alcançando jovens para o teatro. Devemos compartilhar com a comunidade e mostrar que Feira tem artistas muito bons e que devem ser valorizados.”

Com coautoria de Aida C. Violet, fundadora do Wey Literária, a peça traz uma forte presença feminina, ampliando a visibilidade e a representação de mulheres no palco.

Serviço:

Espetáculo “Vidas Ciganas”

📌 Data e horário: 18/10, às 14h
📌 Local: ECASSA – Frei Aureliano de Grottanare, nº 823, Capuchinhos, Feira de Santana
📌 Entrada gratuita

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.