As escolas da Rede Municipal de Ensino poderão ser autorizadas a instalar detectores de metais para a revista dos alunos, medida prevista no Projeto de Lei 26/2025, de autoria do vereador Edvaldo Lima (União) e aprovado esta semana em primeira votação, pela Câmara de Feira de Santana.
A segunda e última discussão deverá ocorrer nos próximos dias. Conforme os dispositivos da proposta, todas as escolas da Prefeitura receberão os detectores de metais e a aquisição dos equipamentos será feita com recursos do Fundo Municipal de Educação. O projeto também prevê que o uso dos detectores será de responsabilidade de guardas municipais ou agentes de portaria devidamente treinados.
São eles que farão a revista na entrada dos alunos, de forma a não prejudicar o funcionamento regular das aulas e do ambiente escolar. Para Edvaldo Lima, tanto a violência quanto a “doutrinação” já estão disseminadas nas escolas do Brasil e também em Feira de Santana. Ele informou ainda que esteve reunido com o prefeito José Ronaldo (UB) e o secretário de Educação, Pablo Roberto, em busca de soluções. “A gente precisa trazer segurança para as escolas”, afirmou.
O projeto foi elogiado pelo vereador Ismael Bastos (PL), que ao discursar na Tribuna da Casa Legislativa, cobrou mais segurança nas unidades de ensino. Na oportunidade, o parlamentar mencionou um vídeo em circulação nas redes sociais em que a mãe de uma estudante de sete anos relatou que a filha foi ameaçada por outra criança com uma faca dentro da escola. “Se no local tivesse detectores de metal, essa faca teria sido identificada”, disse.
O vereador avalia que as escolas já não oferecem proteção adequada aos alunos e que os riscos não se limitam à violência física. Para ele, também há uma ameaça de ordem ideológica.
Nesse sentido, criticou o que chama de “doutrinação” e defendeu que o ensino deve se restringir às disciplinas da grade curricular, como Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia.
As informações são da Câmara Municipal
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.