A partir desta sexta-feira (22), Pessoas com Deficiência (PCD) passam a contar com um novo instrumento de acessibilidade em Feira de Santana. O Consultório PCD do Detran Bahia foi instalado na sede do órgão, para trazer o serviço para mais perto do cidadão do interior.
Os consultórios PCD regionalizados e fixos já estão sendo instalados em várias partes do estado. O primeiro foi inaugurado em Vitória da Conquista e o segundo, agora, no Portal do Sertão. Além de Feira de Santana, cidades circunvizinhas como Serrinha, Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité devem ser contempladas com o serviço.
Diversas autoridades participaram da inauguração. Entre elas o procurador geral do município, Guga Leal, o coordenador da Polícia civil, Yves Correia, o promotor Audo Rodrigues, entre outros.
O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito, Max Adolfo Passos Mendes, assumiu o cargo no lugar de Rodrigo Pimental. Ao Acorda Cidade, ele destacou a responsabilidade para continuar desempenhando um bom trabalho à frente da pasta.
“Esperamos agora dar continuidade ao trabalho que o Rodrigo vinha desenvolvendo, e é óbvio, com o nosso formato, com a nossa forma de trabalhar, colocando as ações que a gente acha que vão ser importantes para aproximar o serviço da população.”
Max destacou duas vertentes nas quais deve atuar fortemente: a segurança viária, buscando reduzir os índices de acidentes, mas também a ampliação da oferta de serviços para os cidadãos em outras regiões do interior do estado.
“Quando eu entrei no Detran, nós tínhamos uma fila de espera de quase 4 mil pessoas aguardando para fazer os seus exames de PCD. Nós só tínhamos dois médicos na casa, nós imprimimos, abrimos um credenciamento para credenciar os médicos, credenciamos 18 empresas médicas para prestar esse serviço e fizemos os mutirões, levando esse serviço aos interiores.”
Max também comentou sobre o custo da carteira de habilitação, que ainda não é acessível para toda a população, mas é uma atividade que pode ser essencial no dia a dia das pessoas.
“A habilitação é um instrumento caro e nós temos que baratear isso. Porque a população de baixa renda não tem acesso. Muitas vezes, a questão da CNH serve como inserção ao mercado de trabalho. Inclusive, muitos concursos pedem a CNH. Agora, nós temos que fazer essa discussão de forma cautelosa, porque o mais importante de tudo isso é que nós tenhamos a segurança do trânsito cada vez mais fortalecida, sem abrir mão de uma formação correta para o condutor”, afirmou ao Acorda Cidade.
O diretor-geral acredita que é possível baratear os custos da habilitação sem acabar com as autoescolas, flexibilizando exigências da legislação.
“Baratear, sem negar, tirar algumas exigências que existem na legislação que a gente acha que não são pertinentes, que não têm necessidade. Um exemplo: aula de mecânica. Aula de primeiros socorros. Então, a gente tem que baratear isso, diminuir o número de exigências de aulas.”
Ao Acorda Cidade, o coordenador da 3ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), Joelton de Oliva Vieira, explicou como funciona a emissão da carteira de habilitação para quem é PCD.
“A pessoa vem aqui, compra o laudo, que custa R$ 231, vai na clínica e o médico lá vai fazer as observações pertinentes, as dificuldades que a pessoa tem, a deficiência e o usuário vai retornar aqui na Ciretran e vai comprar o laudo para o exame de PCD, que custa R$ 88.” Depois dessa etapa, a pessoa deve retornar ao Ciretran para passar pelo consultório PCD, onde será avaliada pela banca de médicos.
“Os médicos vão examinar e vão observar quais as adaptações que o veículo precisa ter para que ele possa dirigir.”
O novo consultório atenderá conforme a demanda, mas inicialmente as avaliações devem acontecer com a banca mensal. As áreas de atendimento ainda devem ser definidas. Segundo Max, em Feira de Santana há uma grande demanda reprimida e, com o novo espaço, deve melhorar a fila de espera em toda a região.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia também: Governo do Estado inaugura consultório PCD do Detran em Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.