A 18ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), também conhecido como Feira do Livro, foi lançada na noite desta quinta-feira (21), no Teatro do Centro Cultural e Restaurante Sesc Feira de Santana. A solenidade de abertura contou com show musical da Família Pereyr e recital de poesia.
Com o tema da maioridade, a edição de 2025 do festival acontecerá de 23 a 28 de setembro, na Praça Padre Ovídio (ao lado da Igreja Matriz), e terá uma programação diversificada com rodas de conversa, oficinas criativas, cordelistas, contação de histórias, lançamentos de livros e apresentações culturais. A programação detalhada será anunciada em breve pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e divulgada no portal Acorda Cidade.
“A gente chega na maioridade conservando tudo que vem dando certo nas edições anteriores. O Flifs é um programa de extensão contínuo porque durante todo o ano a gente realiza ações com incentivo à leitura e a parte cultural. Para você ter uma ideia, no ano passado foram 145 escolas participaram de alguma forma do festival”, destacou Taíse Bonfim, pró-reitora de Extensão da Uefs.
Um dos destaques desta edição é o investimento recorde no vale-livro, programa que democratiza o acesso à leitura para estudantes da rede pública. “O Estado este ano está investindo 300 mil reais. A gente teve um aumento de mais de 100 mil reais do ano passado para esse ano. E no município, nós tivemos duas fontes: a fonte da Seduc, com 150 mil reais de vale livro, e a fonte de uma emenda do vereador Silvio Dias, com 119 mil reais”, detalhou Cristiana.
A expectativa é que o valor individual do vale seja aumentado, beneficiando ainda mais estudantes e professores. Em 2024, o vale-livro alcançou 7 mil estudantes.
O Flifs também se destaca como palco para artistas locais, como os cordelistas Romildo Alves e Luciano Ferreira, que encontraram no festival um espaço para lançar seus livros e alcançar visibilidade.
De acordo com Cristiana Oliveira, coordenadora do festival, houve um crivo de uma banca examinadora para selecionar grupos e artistas de diversas partes do país para participar do evento, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Maceió, Alagoas e Recife. Essa iniciativa visa expandir o alcance do festival e atrair um público ainda maior.
Presente no evento, o secretário de Educação Municipal e vice-prefeito Pablo Roberto destacou a ampliação da participação da prefeitura no Flifs.
“Ampliamos o valor do nosso convênio com a universidade para que mais professores e mais alunos tenham acesso ao vale-livo. Também estamos potencializando o estande da educação onde toda nossa rede está mobilizada para participar deste grande evento”, destacou.
O cantor Tonho Dionorina está na programação da Feira do Livro e contou ao Acorda Cidade como será sua participação. “Estarei em uma mesa, como se fosse um podcast, falando de música. Como eu não tenho muito bem o dom da oratória, eu vou responder cantando. O público será de todas as idades, de 7 a 70 anos”, declarou.
Também esteve presente no lançamento o criador da identidade visual do Flifs, Jean Lima. Ele é de Feira de Santana e será o artista homenageado.
“Eu já tenho uma série chamada Nordestinos. Ela já tem uma vida própria e e nós agregamos esses 18 anos do Flifs a essa série. Tem inspiração em Feira de Santana, tem inspiração no mundo da leitura, e em elementos regionais, e culturais como música e dança. Tudo que a Flifs representa e pretende apresentar ao público está incorporado na logo do evento”, informou o artista ao Acorda Cidade.
O Flifs é uma realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, em conjunto com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Produtora Casa Amarela. O evento conta com a organização da Arquidiocese de Feira de Santana, Prefeitura Municipal (por meio da Secretaria Municipal de Educação – Seduc Feira e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – Secel), Secretaria Estadual de Educação (por meio do Núcleo Territorial de Educação – NTE 19), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Instituto Federal da Bahia (IFBA – Campus Feira de Santana).2024 é lançado com música, poesia e novidades na programação.
Com informações do jornalista Kaio Vinícius do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram