Feira de Santana

Seagri adiciona 100 vagas para ambulantes da lista de espera trabalharem na 46ª Expofeira; inscrições estão encerradas

De cerca de 200 pessoas que estavam na lista de espera, 100 foram contempladas com as novas vagas para trabalhar na 46ª edição da Expofeira.

Visita técnica no Parque de Exposição marca os preparativos para a Expofeira 2025
Foto: Cau Preto

Após os ambulantes demonstrarem insatisfação na tentativa de recadastramento para trabalhar na 46º Expofeira em Feira de Santana, o secretário de Agricultura do município, Silvaney Araújo, anunciou que conseguiu mais 100 vagas para atender os ambulantes que estavam na lista de espera. A Expofeira acontece entre os dias 7 e 14 de setembro no Parque de Exposições João Martin da Silva.

O período de recadastramento para quem trabalhou nos anos anteriores foi de 5 a 8 de agosto, presencialmente, no Parque de Exposições. Quem trabalhou nas duas últimas edições teve prioridade. No entanto, algumas pessoas relataram ter ido ao local diversas vezes e não conseguir encontrar os responsáveis pelo cadastro.

“A gente tinha, de início, umas 250 vagas, onde foram todas preenchidas. Com muito esforço aqui, junto com o prefeito José Ronaldo, estamos abrindo outras áreas para servir o povo. Hoje (20) foram mais 100 vagas disponíveis, onde a gente fez o cadastro aqui para todos, e a partir de segunda-feira vão pegar o seu DAM (Documento de Arrecadação Municipal) e fazer o seu pagamento.”

Seagri adiciona 100 vagas para ambulantes da lista de espera trabalharem na 46ª Expofeira: inscrições estão encerradas
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo o secretário, só na lista de espera existem cerca de 200 pessoas. Ele relatou que entende a grande procura, mas que infelizmente a quantidade de vagas não consegue contemplar todos os interessados pela questão do espaço.

“A gente sabe, é a procura do povo querendo trabalhar. A gente entende que não vai ter chance e não vai ter vaga para todo mundo e que a gente tem uma limitação no parque de espaço, e depois tem umas regras seguidas que tem outros instrumentos a serem colocados no parque também.”

Após aprovação do cadastro, o ambulante deve realizar o pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) que custa R$ 35,00 por metro quadrado. Silvaney alertou para uma prática comum, mas irregular, que será fiscalizada antes e durante a festa, que é a venda do DAM. Segundo ele, por esse motivo algumas pessoas entram na fila mais de uma vez.

“A gente está tendo o maior cuidado porque muitos pegam esse DAM para vender. Inclusive, já vou deixar um recado aqui, se a gente chegar na barraca e o DAM não corresponder com o seu documento pessoal, vai ser retirado da festa e vai ficar sem poder comercializar mais na Expofeira”, enfatizou.

As inscrições para novos ambulantes estão encerradas, tendo em vista que a quantidade de vagas não tem como atender a mais pessoas.

“Eu estou atendendo a lista que estava já escrita. Já finalizaram as inscrições, e infelizmente a gente não vai poder fazer mais cadastro, mas a gente fez o máximo que pode, saiu de 250 para 350 vagas”, pontuou Silvaney Araújo.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.