Após os ambulantes demonstrarem insatisfação na tentativa de recadastramento para trabalhar na 46º Expofeira em Feira de Santana, o secretário de Agricultura do município, Silvaney Araújo, anunciou que conseguiu mais 100 vagas para atender os ambulantes que estavam na lista de espera. A Expofeira acontece entre os dias 7 e 14 de setembro no Parque de Exposições João Martin da Silva.
O período de recadastramento para quem trabalhou nos anos anteriores foi de 5 a 8 de agosto, presencialmente, no Parque de Exposições. Quem trabalhou nas duas últimas edições teve prioridade. No entanto, algumas pessoas relataram ter ido ao local diversas vezes e não conseguir encontrar os responsáveis pelo cadastro.
“A gente tinha, de início, umas 250 vagas, onde foram todas preenchidas. Com muito esforço aqui, junto com o prefeito José Ronaldo, estamos abrindo outras áreas para servir o povo. Hoje (20) foram mais 100 vagas disponíveis, onde a gente fez o cadastro aqui para todos, e a partir de segunda-feira vão pegar o seu DAM (Documento de Arrecadação Municipal) e fazer o seu pagamento.”
Segundo o secretário, só na lista de espera existem cerca de 200 pessoas. Ele relatou que entende a grande procura, mas que infelizmente a quantidade de vagas não consegue contemplar todos os interessados pela questão do espaço.
“A gente sabe, é a procura do povo querendo trabalhar. A gente entende que não vai ter chance e não vai ter vaga para todo mundo e que a gente tem uma limitação no parque de espaço, e depois tem umas regras seguidas que tem outros instrumentos a serem colocados no parque também.”
Após aprovação do cadastro, o ambulante deve realizar o pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) que custa R$ 35,00 por metro quadrado. Silvaney alertou para uma prática comum, mas irregular, que será fiscalizada antes e durante a festa, que é a venda do DAM. Segundo ele, por esse motivo algumas pessoas entram na fila mais de uma vez.
“A gente está tendo o maior cuidado porque muitos pegam esse DAM para vender. Inclusive, já vou deixar um recado aqui, se a gente chegar na barraca e o DAM não corresponder com o seu documento pessoal, vai ser retirado da festa e vai ficar sem poder comercializar mais na Expofeira”, enfatizou.
As inscrições para novos ambulantes estão encerradas, tendo em vista que a quantidade de vagas não tem como atender a mais pessoas.
“Eu estou atendendo a lista que estava já escrita. Já finalizaram as inscrições, e infelizmente a gente não vai poder fazer mais cadastro, mas a gente fez o máximo que pode, saiu de 250 para 350 vagas”, pontuou Silvaney Araújo.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.