Comerciantes têm 30 dias para retirar barracas de Cabuçu

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão determinou a remoção de todas as construções ou equipamentos que estejam sobre a areia da paia de Cabuçu.

Comerciantes têm 30 dias para retirar barracas de Cabuçu Comerciantes têm 30 dias para retirar barracas de Cabuçu Comerciantes têm 30 dias para retirar barracas de Cabuçu Comerciantes têm 30 dias para retirar barracas de Cabuçu

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através da superintendência do Patrimônio da Bahia, determinou a remoção de todas as construções ou equipamentos que estejam sobre a areia da praia de Cabuçu. A medida surpreendeu comerciantes e clientes. Ao todo são 154 quiosques.

O comerciante Cristiano Almeida explicou, em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã deste sábado (30), que os barraqueiros receberam auto de infração para providenciar a desobstrução da praia em 30 dias, para torná-la livre para uso do público. Ele disse que estão todos desesperados, pois foram pegos de surpresa.

A Associação de Barraqueiros do Município de Saubara vai mover uma ação de defesa, o que deve ser feito no prazo de 10 dias. A ideia é evitar a demolição. Segundo a presidente da entidade, Raulinda None, a situação é delicada, pois envolve um grande número de pessoas, inclusive as que dependem exclusivamente da atividade para sobreviver.

Foto: Madalena de Jesus

A notificação recebida pelos barraqueiros não somente estabelece o prazo para retirada dos equipamentos, como multa automática de R$ 59,06 por metro quadrado e o dobro para quem não cumprir a determinação. A medida foi tomada após uma inspeção no dia 28 passado, na qual foi verificada que a ocupação irregular corresponde a 98,70 m² da área.

Andréa Trindade