Cultura

Cuca recebe mostra fotográfica sobre bazares do Centro de Abastecimento

O evento reúne fotografias e relatos das trabalhadoras que atuam nos bazares, evidenciando a economia popular.

Ilustrar matéria ustiça determina que Uefs adote medidas contra assédio moral após ação do MPT
Foto: Divulgação/Cuca-Uefs

No dia 21 de agosto de 2025, às 19h, o Cuca/Uefs recebe a mostra “O Lado Invisível dos Bazares do Centro de Abastecimento”, do Coletivo Moda que Move. Em exibição no Foyer Cuca, o evento reúne fotografias e relatos das trabalhadoras que atuam nos bazares, evidenciando o seu papel na economia popular e na moda circular. O evento é gratuito e com acessibilidade, aberto a todos os públicos.

Foto: Arte / Divulgação

O projeto destaca a importância social e cultural dos bazares, que democratizam o acesso a roupas e objetos, fomentam o consumo consciente e sustentável, além de provocar reflexões sobre quem inicia a cadeia de garimpo que abastece brechós e lojas da cidade.

A importância dessa mostra está em dar visibilidade e voz às trabalhadoras dos bazares, que são peças-chave na economia popular e na moda circular. O evento não só valoriza o papel social e cultural desses espaços, como também estimula o consumo consciente, a sustentabilidade e a reflexão sobre toda a cadeia que movimenta o garimpo de peças — desde quem inicia esse processo até o consumidor final.

Sobre o Coletivo Moda que Move

O Moda que Move é um coletivo de artistas, produtoras e trabalhadoras da moda que atua na interseção entre arte, sustentabilidade e economia popular. Em 2024, realizou seu primeiro projeto aprovado (um desfile de upcycling no Cuca/Uefs), que marcou o início de sua trajetória em eventos culturais da cidade.

O grupo é formado por Alana, idealizadora do Afrô Slow Fashion (primeiro brechó online de Feira de Santana), costureira e produtora de moda, com 7 anos de atuação na moda sustentável; Raízza, costureira, produtora de moda e agente cultural, que desde 2021 participa de projetos voltados para moda, sustentabilidade e economia criativa; Samille, costureira e idealizadora do Ormonde Ateliê, espaço onde compartilha suas habilidades e paixão pela moda, por meio de criações, ajustes e reformas; e Gilliane, designer de moda, dona de brechó e modelo, que há 6 anos atua na moda e, há 3, como gestora e produtora de mídias para marcas ligadas ao setor.

Evento: Mostra Fotográfica “O Lado Invisível dos Bazares do Centro de Abastecimento”
Data: 21/08/2025, das 19h às 22h
Entrada: Gratuita

Mais informações: https://www.instagram.com/modaqmove.co/

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.