Feira de Santana

Após reunião, funcionários do Restaurante Universitário da Uefs mantém paralisação

Na manhã desta quinta-feira (20), os funcionários realizaram uma manifestação contra o atraso nos salários.

Daniela Cardoso

Os funcionários do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) decidiram, após uma reunião, manter as atividades paralisadas, já que a empresa Pupo Refeições, terceirizada responsável pela contratação dos trabalhadores, não se posicionou sobre o pagamento. Na manhã desta quinta-feira (20), os funcionários realizaram uma manifestação contra o atraso nos salários.
 
Segundo o representante do sindicato da categoria, Joilson Nunes, os trabalhadores estavam divididos sobre manter ou não a paralisação e, por isso, foi realizada uma votação para decidir.  
 
“Eles resolveram não voltar para o trabalho enquanto não receberem os salários. O sindicato respeita a posição dos trabalhadores e agora vamos tentar resolver a situação. Não sei se a paralisação será por tempo indeterminado. Caso a empresa dê uma posição, os trabalhadores podem voltar ao trabalho ainda nesta sexta (21)”, disse.
 
O reitor da Uefs, José Carlos Barreto, ressaltou que o pagamento não é de responsabilidade da universidade. Segundo ele, a Uefs pagou à empresa Pupo Refeições as faturas do mês de dezembro.  As faturas do mês de janeiro, correspondentes a 20 dias do mês de dezembro, ainda não foram pagas, já que, segundo ele, o Estado ainda não abriu os pagamentos. “A universidade já tomou todas as atitudes, mas o Estado ainda não liberou”.
 
José Carlos ainda afirmou que não existe nenhum vínculo entre o repasse do Estado e o pagamento dos salários dos funcionários. Ele explicou que as empresas concessionárias têm a obrigação de pagar, independente do repasse do Estado. “Todas as empresas sabem dessa obrigação. Houve a interrupção do serviço, vamos analisar a extensão disso e que tipo de penalidade podemos aplicar à empresa”, afirmou.
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.