Feira de Santana

Moradores de comunidade do distrito de Humildes participam de curso gratuito de panificação

A iniciativa tem como principal objetivo fomentar a geração de renda e incentivar o empreendedorismo.

Moradores de comunidade do distrito de Humildes participam de curso gratuito de panificação
Foto: Reprodução Prefeitura

Moradores da comunidade de Tanquinho, no distrito de Humildes, em Feira de Santana, estão participando de um curso gratuito de panificação promovido pela Associação de Moradores do Povoado. A iniciativa tem como principal objetivo fomentar a geração de renda e incentivar o empreendedorismo por meio da capacitação profissional.

Com carga horária de 40 horas e certificação ao final, o curso conta com 15 alunos matriculados e é realizado semanalmente às segundas-feiras, das 14h às 17h. As aulas são ministradas pela instrutora e confeiteira Rosane Laranjeira, que ensina técnicas de preparo de pães, massas e outros produtos da panificação artesanal.

Moradores de comunidade do distrito de Humildes participam de curso gratuito de panificação
Foto: Reprodução Prefeitura

Mais do que ensinar uma nova habilidade, a proposta é estimular a autonomia financeira dos participantes, especialmente mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“O objetivo desses cursos é gerar renda para as famílias. Muitas mães de família, humildes, participam dessas oficinas, aprendem, produzem e começam a vender. Uma aluna, por exemplo, comercializa os alimentos de porta em porta usando sua moto, o que achei muito importante. Outras montam barracas para vender e algumas trabalham com delivery. É muito gratificante ver o quanto elas aproveitam o conhecimento que compartilho”, destacou Rosane.

A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que vem ampliando as oportunidades de qualificação nas comunidades.

“É maravilhoso ver a comunidade não apenas participando dos cursos, mas colocando em prática o que aprendem, transformando isso em uma fonte de renda. Nossa gestão tem se empenhado para oferecer mais capacitações como essa — em áreas como crochê, corte e escova, confeitaria, culinária e outras”, afirmou a secretária Gerusa Sampaio.

A chefe da Divisão de Cidadania e Inclusão Produtiva, Ivone Fernandes, reforçou o compromisso com a formação profissional.

“Estamos promovendo diversos cursos em CRAS e associações, levando conhecimento, prática e oportunidades para quem deseja empreender. Em breve, teremos novas turmas e novos cursos, que serão amplamente divulgados”, garantiu.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.