Laudos concluíram que o incêndio que atingiu o restaurante Kabana’s em 17 de novembro de 2024 teve origem na propagação de partículas incandescentes de uma queimada em um terreno baldio, localizado na Avenida Francisco Fraga Maia, no bairro Mangabeira. O terreno, que fica no lado oposto do estabelecimento, pertence ao grupo Cencosud. Inclusive, o Acorda Cidade obteve a informação de que a área, avaliada em 12,5 milhões de reais, foi colocada à venda.
Desde o incêndio, o restaurante permanece fechado. Um dos sócios do Kabana ‘s, Antônio Dyggs, informou em suas redes sociais, na época do incêndio, que o prejuízo estaria estimado em cerca de um milhão de reais.
De acordo com a perícia, o terreno estava com vegetação seca no momento do incêndio. O fogo, iniciado no local, gerou brasas que, levadas pelo vento, percorreram cerca de 48 metros, atravessando a avenida, até atingirem o telhado de palha do restaurante. A alta combustibilidade do material facilitou a rápida propagação das chamas.
As análises no local, somadas a imagens de câmeras de monitoramento, descartaram outras possíveis causas para o incêndio no Kabana’s.
Na imagem capturada do vídeo através de uma das câmeras, indicada por uma seta, percebe-se a presença de fumaça sob o telhado indicando o foco inicial.
O relatório detalha ainda que a direção do vento e os sinais deixados em arbustos, árvores, pedras e outros materiais não combustíveis apontam para a propagação das chamas a partir do terreno baldio até o restaurante.
Segundo o Departamento de Polícia Técnica (DPT), a causa mais provável do incêndio inicial foi a presença de chamas livres, como fósforos ou cigarros.
O terreno onde começou o incêndio não possuía cercamento eficaz. Testemunhas relataram ter visto pessoas fumando ou manipulando fontes de calor no terreno antes do fogo começar. Não foram encontrados resíduos de acelerantes ou substâncias que indicassem combustão espontânea.
O documento conclui que o incêndio no Kabana’s foi uma consequência direta da queimada no terreno em frente, potencializada pelas condições climáticas do dia, que favoreceram o transporte de partículas incandescentes até o imóvel.
Leia também:
Incêndio de grande proporção destrói bar e restaurante na Avenida Fraga Maia em Feira de Santana
Prejuízo em restaurante na Avenida Fraga Maia pode chegar a 1 milhão de reais, diz empresário
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.