Feira de Santana

Atletas de Feira de Santana se destacam no Pan-Americano de Karatê e garantem vaga no Mundial

Competição foi realizada no Espírito Santo e contou com a participação de atletas da Academia Yamabushi, que conquistaram várias medalhas; grupo enfrenta dificuldades financeiras para seguir no esporte

Atletas feirenses
Foto: Arquivo Pessoal

Atletas da Academia Yamabushi, de Feira de Santana, conquistaram resultados expressivos no 6º Campeonato Pan-Americano de Karatê Shotokan, realizado entre os dias 24 e 27 de julho de 2025, em Vitória, no Espírito Santo. A delegação feirense foi representada por atletas que subiram ao pódio em diversas categorias e garantiram vaga para o Campeonato Mundial do próximo ano.

Jucelia Pinheiro, 53, participou da categoria Master 2 e conquistou o 1º lugar em Kata Individual. Faixa marrom, ela iniciou no Karatê em 2021 e desde então acumula títulos em competições estaduais e nacionais. Em 2024, foi a 3ª colocada no Campeonato Nacional e vice-campeã baiana, além de vencer a Copa Yamabushi e obter bons resultados na Copa Salvador.

A filha de Jucelia, Maria Clara Pinheiro, de 16 anos, também foi destaque no Pan-Americano. Competindo na categoria Juvenil B, ela conquistou o 2º lugar em Kata Individual, além de três terceiros lugares (Koten Kata, Kumite Individual e Kumite em Equipe), a atleta é faixa marrom e já soma vitórias em campeonatos baianos, nacionais e regionais.

Jucelia Pinheiro e Maria Clara Pinheiro, mãe e filha no pódio — Foto: Arquivo Pessoal

A atleta mais jovem da equipe foi Thailane Pereira Macedo, de 10 anos, que compete há menos de dois anos e também brilhou no Pan. A jovem surge como uma promessa ao realizar o feito de subir no pódio quatro vezes através do 1° lugar no Koten Kata, 1º lugar em Kata por Equipe, 1º lugar no Kumite por Equipe, 2º lugar em Kata Individual. A jovem também tem colecionado medalhas em torneios importantes ao longo do ano, como a Copa Yamabushi, o Campeonato Baiano, o Brasileiro e a Copa Salvador.

“O Karatê é mais do que um esporte para mim. Ele faz parte da minha formação como pessoa. Com ele, aprendi a ter disciplina, foco, resiliência e a acreditar nos meus sonhos. Hoje sou exclusivamente dedicada ao Karatê”, declarou Thailane.

Atletas de Feira de Santana
Thailane Pereira, atleta – Foto: Arquivo Pessoal

A Academia Yamabushi é filiada à Federação de Karatê Shotokan do Estado da Bahia (FKS-BA) e à Confederação Brasileira de Karatê Shotokan (CBKS). Sob a orientação do sensei José Roberto Alves da Costa, a academia é considerada a segunda maior de Feira de Santana.

Desempenho reconhecido, mas sem apoio

Apesar do desempenho de alto nível, os atletas ainda enfrentam dificuldades para seguir no esporte. Sem apoio financeiro, as viagens e inscrições para os campeonatos têm sido custeadas pelas famílias. Segundo Jucelia, que também é mãe de Maria Clara, a participação no Pan-Americano só foi possível graças a rifas e uso de cartão de crédito.

“Esse ano não tivemos patrocínio. Eu e minha filha passamos aperto para viajar para esse campeonato tão importante para nós, mas valeu a pena o esforço. Tentei vakinha, não deu certo. Fiz rifa, também não completou. Porém, eu e ela trouxemos cinco medalhas”, contou.

Um projeto pedindo apoio foi apresentado à Prefeitura de Feira de Santana, mas, segundo Jucelia, ainda não houve retorno.

Próximos desafios

As atletas agora se preparam para o Campeonato Brasileiro de Karatê, previsto para acontecer em outubro, em São Luís, no Maranhão. Outro compromisso relevante será o curso internacional com o mestre japonês Masao Kagawa, presidente da Japan Karatedo Shotokan (JKS), ainda em 2025.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Davi Cerqueira sob supervisão da jornalista Mariane Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.