Toque esportivo

Presidente Dilma se solidariza com o volante cruzeirense Tinga

Tinga entrou em campo aos 21 minutos do segundo tempo o atacante Ricardo Goulart.

Presidente Dilma se solidariza com o volante cruzeirense Tinga Presidente Dilma se solidariza com o volante cruzeirense Tinga Presidente Dilma se solidariza com o volante cruzeirense Tinga Presidente Dilma se solidariza com o volante cruzeirense Tinga
Reginaldo Lima
 
O meio-campista Tinga tem recebido diversas manifestações de apoio por conta dos atos racistas dos torcedores peruanos na partida do Cruzeiro contra o Real Garcilaso. Na manhã desta quinta-feira (13), foi a vez de a Presidente da República, Dilma Rousseff, utilizar o Twitter para lamentar a situação e ser solidária ao volante.  

O jogador entrou em campo no segundo tempo e, sempre quando pegava na bola, era hostilizado pelos torcedores, que faziam gestos e sons imitando macacos. A Conmebol informou que se manifestará a respeito do incidente e vai avaliar uma possível punição. A entidade pediu calma ao Cruzeiro e considerou repudiante a atitude dos torcedores peruanos.

O volante, que atuou pelo Borussia Dortmund, da Alemanha, entre 2006 e 2010, afirmou que jamais passou por algo semelhante em território europeu. O racismo tem sido uma das questões mais polêmicas do cenário esportivo nas últimas décadas.

 
O Brasil estuda abordagens especiais para evitar atos desse tipo na Copa do Mundo aqui no país. E, segundo a presidente Dilma Rousseff, já há pacto firmado com a ONU (Organização das Nações Unidas) e Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado).