Bahia

Dnit volta a suspender passagem para veículos pesados na ponte sobre o Rio Jequitinhonha

Carros de passeio, vans de passageiros, ambulâncias e viaturas policiais continuam autorizados a circular sobre a ponte.

ponte Jequitinhonha
Foto: Reprodução / Radar News

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) voltou a fechar a travessia sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, localizado em trecho da cidade de Itapebi, no sul da Bahia, para veículos pesados. A medida atinge ônibus, caçambas, reboques, caminhões e carretas. Até novos pareceres técnicos favoráveis, o tráfego está liberado apenas para veículos leves.

Segundo informações do portal g1, o Dnit informou que a restrição é com o objetivo de preservar a segurança estrutural da ponte e, principalmente, a integridade física de condutores e pedestres.

Segundo o departamento, durante a atividade de monitoramento de carga realizada na ponte, foi constatada uma variação em relação aos limites estruturais suportados durante a passagem de veículos mais pesados. O Dnit já informou a Prefeitura de Itapebi.

Estão autorizados a funcionar apenas carros de passeio, vans de passageiros, ambulâncias e viaturas policiais. A restrição já retornou e será mantida até que uma análise mais precisa estabeleça que a segurança estrutural da ponte.

Para melhorar os transtornos, desvios provisórios foram implantados na região como rotas alternativas para caminhões e carretas. Confira abaixo:

  • Para ambos os sentidos da BR-101: Seguir pela BA-275 até Santa Maria Eterna, acessar a BA-658, depois a BA-982, em seguida a BA-274 e retorne à BR-101 no km 646;
  • Sentido Espírito Santo → Salvador: No km 920 da BR-101 acesse a BR-418 no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, no extremo sul, e siga até a BR-116, em Teófilo Otoni, em Minas Gerais;
  • Sentido Itabuna → Espírito Santo: No km 506 da BR-101, em Itabuna, no sul, acesse a BR-415 e siga até a BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste.

Nova Ponte

O Governo Federal investiu aproximadamente R$ 104,7 milhões para a nova Ponte, que deve ser erguida ao lado da existente e terá cerca de 519 metros extensão, além de faixas duplicadas. As obras já iniciaram em julho deste ano e deve ser concluída em até 12 meses.

A ponte, que tem 186 metros de comprimento, estava interditada desde o início de maio. O tráfego de qualquer veículo no local ficou suspenso até 6 de junho. No dia 24 de julho, foram autorizados os serviços emergenciais de reforço da ponte e a elaboração dos projetos de engenharia e construção de uma nova travessia ao lado da existente.

A assinatura foi realizada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, pelo diretor-geral do Dnit, Fabricio Galvão, e pelo superintendente regional do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara de Souza.