O município de Feira de Santana foi selecionado, juntamente com outros três municípios brasileiros, para participar do projeto-piloto do Programa Conexões de Inovação Aberta Nordeste. A iniciativa é promovida pela Sudene, por meio de parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco do Nordeste (BN) e Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com a previsão de captação de US$ 40 milhões, ou seja, cerca de R$ 240 milhões.
O programa foi apresentado ao prefeito José Ronaldo na manhã desta sexta-feira (1º de agosto), por videoconferência. Também participaram, além dos técnicos representantes dos órgãos gestores do programa, os prefeitos ou representantes de Fortaleza (CE), Mossoró (RN) e Montes Claros (MG). De Feira de Santana, também participaram os secretários municipais de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Márcia Cristina Ferreira; de Planejamento, Carlos Brito; e de Governo, Neto Bahia.
O prefeito José Ronaldo ressaltou a importância dos investimentos para o desenvolvimento de projetos de inovação e a disposição do município em participar da iniciativa. “Estamos participando do núcleo-piloto para projetos de inovação de municípios escolhidos. Uma reunião muito produtiva. Plantou-se a semente e vamos trabalhar muito arduamente para colhermos esses frutos”, frisou.
A secretária Márcia Cristina Ferreira destacou que Feira de Santana está antenada com o processo de modernização e investimento em tecnologia. “Nosso município foi escolhido por critério de evolução na inovação, junto com outras três cidades. E é um programa que consiste na cooperação desses pares para viabilizar projetos que chamam de Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSI), para ter acesso ao financiamento”, destacou.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.