Ao todo, 35% dos universitários possuem alguma dívida em aberto com a faculdade, como mostra pesquisa realizada pela Serasa. Para 22% dos entrevistados, o desemprego é o principal motivo para o endividamento, seguido de problemas pessoais ou familiares (13%) e redução de renda (9%).
Aproveitando o momento de rematrículas, a Serasa produziu um levantamento, em parceria com a Mindminers, expert em pesquisa, para entender melhor como está o orçamento dos universitários e suas pendências. Entre os endividados, 34% contam com débitos em aberto que ultrapassam o valor correspondente a cinco mensalidades, sendo que 32% delas estão pendentes há mais de dois anos.
De acordo com a pesquisa, 62,3% dos estudantes também revelem ter outras dívidas, além do débito com a instituição de ensino – 55% apontam pendências com cartões de crédito, 36% com contas básicas e 32% com empréstimo pessoal.
Impacto acadêmico no emocional
Além das consequências financeiras, o endividamento também afeta o aspecto sentimental dos estudantes, causando dificuldades dentro e fora das aulas. Segundo o estudo, 48% dizem sofrer com ansiedade intensa, insônia ou estresse, e apenas 6% não sofreram nenhum impacto emocional em relação à pendência.
Ainda, 45% dos estudantes revelam que precisaram adiar planos de vida importantes por conta do endividamento. “O peso das dívidas vai muito além do financeiro, afetando o bem-estar e o desempenho dos alunos, dentro e fora da sala de aula. Muitas vezes também, esses débitos acabam adiando planos”, comenta Thiago Ramos, especialista da Serasa em educação financeira.
No entanto, a confiança segue alta: 64% se mostram confiantes em negociar as dívidas nos próximos dois anos. Além disso, 9 em cada 10 ainda consideram importante quitar essa dívida com a universidade. “A renegociação surge como uma chance real de recomeçar, especialmente para quem quer retomar os estudos e seguir construindo o próprio futuro neste novo semestre”, explica Thiago.
Novas oportunidades
A Serasa reuniu mais de 7,8 milhões de ofertas para que 2,8 milhões de estudantes possam negociar suas dívidas com 77 instituições acadêmicas de todo o Brasil, como Estácio, Anhanguera e Pravaler. Os descontos podem chegar até 95%, com diversas opções de parcelamento, consolidador de boletos e entre outras funcionalidades.
Mais de meio milhão de universitários endividados no Nordeste
A região concentra mais de 518 mil universitários com dívidas junto às instituições de ensino superior. Para apoiar esse público, foram reunidas mais de 1,4 milhão de ofertas de negociação, com condições especiais e descontos que podem chegar a 95%. A Bahia lidera o ranking estadual, com 174 mil estudantes inadimplentes e cerca de 492 mil propostas de acordo. Em seguida, aparecem Ceará (81 mil devedores e 245 mil ofertas) e Maranhão (74 mil devedores e 212 mil ofertas).
O levantamento também mostra números relevantes em Pernambuco (69 mil estudantes com dívidas e 175 mil ofertas), Alagoas (37 mil e 110 mil, respectivamente) e Paraíba (23 mil e 64 mil). Mesmo estados com menores populações, como Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, somam juntos mais de 58 mil devedores e mais de 160 mil ofertas disponíveis na plataforma Serasa Limpa Nome. A iniciativa busca não só aliviar o bolso, mas permitir que esses jovens retomem os estudos e os planos de vida interrompidos pelas dificuldades financeiras.
Para conferir as ofertas e condições disponíveis na plataforma Serasa Limpa Nome, estudantes e demais consumidores com dívidas no setor educacional podem consultar os canais oficiais da empresa e negociar de forma online.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.