Na manhã desta sexta-feira (25), uma equipe de reportagem da Record Bahia foi agredida enquanto cobria um acidente de trânsito na Avenida Anita Garibaldi, em Salvador.
Veja o vídeo
A agressão foi registrada ao vivo no programa Bahia no Ar, durante um link – participação ao vivo – do repórter Mateus Borges, que estava acompanhado do cinegrafista Tarcísio Lima.
No momento em que a equipe se aproxima do local do acidente e o repórter transmite as informações junto ao cinegrafista, um homem avança agredindo os dois com socos.
De imediato a apresentadora do Bahia no Ar, Jéssica Smetak, chama atenção para a situação solicitando uma guarnição da polícia no local da agressão.
“Oxente, agredindo nossa equipe. A gente está trabalhando, rapaz. Que absurdo é esse?”, disse Jéssica.
Apesar do susto, a equipe de reportagem não sofreu ferimentos graves. “Estamos bem, eu, Tarcísio e Cebolinha. Mas não toleramos nenhum tipo de violência. Não vamos parar, com Deus na frente sempre”, escreveu o repórter Mateus Borges em seu Instagram.
A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) repudiou a agressão sofrida pela equipe da Record Bahia, destacando que a violência contra jornalistas é uma grave afronta à liberdade de imprensa e ao direito da sociedade à informação.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) e a Associação Baiana de Imprensa (ABI) manifestaram repúdio aos ataques sofridos pela equipe de reportagem, expressando solidariedade com os colegas agredidos. Reforçaram ainda a necessidade da identificação e responsabilização legal dos responsáveis.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.