Feira de Santana

Escola Municipal realiza desfile cívico no distrito de Jaíba e destaca importância do 2 de Julho

Mais de 350 estudantes participaram da atividade lúdica de resgate à cultura e história em alusão à Independência da Bahia

Desfile Cívico da Escola Municipal Dois de Julho Jaíba
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Na manhã desta sexta-feira (25) a Escola Municipal Dois de Julho localizada no distrito de Jaíba, em Feira de Santana, realizou o desfile cívico histórico e cultural alusivo ao dia 2 de Julho, data que celebra a Independência da Bahia. O desfile aconteceria na semana anterior, mas precisou ser reagendado por conta da chuva. 

Hoje a movimentação começou às 8h30 da manhã com a participação dos professores, gestores e cerca de 350 alunos da escola, além do Pelotão das Bandeiras, que foi representado por alguns alunos da Escola Municipal Quinze de Novembro. Toda a comunidade pode prestigiar a atividade que percorreu as ruas do distrito.

Desfile Cívico da Escola Municipal Dois de Julho Jaíba
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Mayra Pedra Branca, diretora da escola, explica que o desfile é uma tradição de resgate à história da Bahia, tradição especialmente adotada tendo em vista a própria escolha do nome do espaço educacional. 

“Nosso desfile, ele é cívico, histórico e cultural. Esse desfile é realizado na perspectiva da importância do 2 de Julho para a nossa história, enquanto baianos, e a nossa identidade. A nossa escola chama Dois de Julho justamente nessa perspectiva de valorizar a nossa cultura, a nossa história”

Desfile Cívico da Escola Municipal Dois de Julho Jaíba
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Apesar do trabalho preparatório intenso por trás da apresentação, a gestora comemora o resultado da tarefa cumprida.

“Quem está de fora, não sabe quantas noites nós passamos sem dormir. Mas por causa do significado que representa, nós estamos aqui. Ver a participação de todos, ver a comunidade envolvida, e ver os meus alunos cantando os três hinos e sabendo o porquê e o que cada um significa, isso é gratificante, é a devolutiva que a gente dá para a comunidade”.

Desfile Cívico da Escola Municipal Dois de Julho Jaíba
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Para a vice-diretora Elice Matos, a atividade é também um conteúdo histórico acessado de maneira didática e lúdica pelos alunos. 

“Nós temos um compromisso de fazer esse desfile do dia 2 de Julho, referenciando a Independência da Bahia, que também foi a Independência do Brasil, e trazer aos nossos alunos a reflexão do quanto essa independência foi importante e de quem foram as pessoas que marcaram esta luta”

Desfile Cívico da Escola Municipal Dois de Julho Jaíba
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Representação de figuras como Maria Quitéria e outros nomes e movimentos importantes na luta pela independência estiveram representados pela caracterização dos estudantes.

“Nós trazemos aqui hoje Maria Quitéria, trazemos as personalidades, uma observação importante para Maria Felipa, que foi uma mulher negra, que demorou inclusive até de ser reconhecida como essa personalidade importante, e os demais personagens dessa luta”, explicou a vice-diretora.

Elice traz também a reflexão de que pensar no futuro correlacionando com o passado também é necessário para aprender sobre a história no contexto contemporâneo.

“Trazemos um desfile também futurista, trazendo a educação como papel fundamental na vida do ser humano para a evolução, para o crescimento, para a formação integral. É uma alegria muito grande a gente ver os nossos alunos aqui representados, trazendo para nós essa esperança de um futuro melhor, um futuro de reconhecimento, principalmente da educação, como essa fonte de inspiração para o crescimento da comunidade e de toda uma nação”, concluiu.

Desfile Cívico da Escola Municipal Dois de Julho Jaíba
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Uma das cenas marcantes para o evento foi a presença das mães prestigiando este momento dos filhos estudantes.

Leidiane Gonçalves foi ao local apreciar a participação da filha de 9 anos que estava no desfile cívico. “Tá ótimo, primeira vez e primeiro ano que minha filha estuda nesse colégio, eu amei o projeto. Tudo tá incrível”, declarou.

Outra mãe que marcou presença foi Niselene Oliveira que acompanhou o filho de 10 anos. para ela, este momento já é uma tradição. “É ótimo, todo ano participo, ele sempre estudou aqui, não tenho o que reclamar. Tudo organizado, como sempre. Tudo legal mesmo”

Para Katia de Assis estar presente em momentos como este é indispensável para o fortalecimento da relação com o filho.

“Todo ano eu participo, porque meus filhos desfilam e eu gosto de estar aqui para eles entenderem que faz parte, e que a mãe apoia. A organização esse ano foi melhor, a própria condição do tempo favoreceu, eu acho que está bem organizado. Mantém a cultura local, até mesmo trazendo a representatividade do Forró Jegue, que é uma cultura do nosso distrito”, relatou Kátia.

Desfile Cívico da Escola Municipal Dois de Julho Jaíba
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.