"Café com Amor"

Projeto leva empatia e acolhimento a unidade de saúde de Feira de Santana

A UPA Elizabete Dias ou UPA da Queimadinha é uma das nove unidades que compõem a rede municipal de urgência e emergência.

Café com amor - UPA da Queimadinha
Foto: Abraão Melo

O clima de preocupação, tensões e ansiedades dá lugar a um gesto simples e acolhedor. O Café com Amor, iniciativa da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Elizabete Dias Marques leva uma dose de carinho e acolhimento a pacientes, familiares e funcionários. 

Pelo menos duas vezes ao dia, de domingo a domingo por volta das 10h e às 15h, colaboradores da unidade de urgência e emergência visitam os leitos oferecendo um cafezinho acompanhado de mensagens de fé e esperança. Também cantam e louvam.

Café com amor - UPA da Queimadinha
Foto: Abraão Melo

“A proposta é simples, mas repleta de significado. E mais do que um gesto de cortesia, o projeto é uma verdadeira demonstração de empatia e atenção ao outro”, afirma a diretora da UPA da Queimadinha, Emanuela Souza.

Café com amor - UPA da Queimadinha
Foto: Abraão Melo

De acordo com ela, o Café com Amor reconhece que o cuidado vai além dos procedimentos clínicos. “Muitas vezes, quem está em uma unidade de pronto atendimento precisa também de conforto emocional, de um olhar gentil, de uma palavra amiga — de algo que aqueça o coração tanto quanto o corpo”, acrescenta a direta da UPA.

A iniciativa conta com a participação das equipes de Nutrição, Copa, do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), entre outros colaboradores voluntários. 

Café com amor - UPA da Queimadinha
Foto: Abraão Melo

Para a coordenadora de UPAs e Policlínicas do município, Vanessa Braga, o projeto reforça o papel fundamental da humanização na rede pública de saúde.

“É uma iniciativa que promove acolhimento verdadeiro e fortalece os vínculos entre equipe e comunidade. Projetos como esse transformam o ambiente de atendimento e fazem toda a diferença na recuperação e no bem-estar de quem passa pela unidade”, observa.

Urgência e Emergência

A UPA Elizabete Dias é uma das nove unidades que compõem a rede municipal de urgência e emergência, atendendo, em média 200 pessoas por dia.

Além dela, a Prefeitura de Feira de Santana mantém a UPA da Mangabeira e sete policlínicas localizadas nos bairros Rua Nova, Parque Ipê, George Américo, Tomba, Feira X e nos distritos de Humildes e Maria Quitéria (São José).

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.