O produtor de laranjas Valmir Moreira de Souza, de 73 anos, esteve no programa Acorda Cidade, na manhã desta terça-feira (15), para presentear o radialista Dilton Coutinho com suas deliciosas frutas de Santo Estevão. As laranjas de seu Valmir fizeram sucesso pelo tamanho e pela quantidade que cada pé tem fornecido. A fartura é tanta que ele chega a amarrar os cachos de tanto peso.
O assunto virou notícia entre os ouvintes e chegou até a redação do Acorda Cidade. E claro que a equipe entrou na brincadeira para descobrir qual o real peso da laranja. A redação fez um bolão para descobrir.
Mas antes de toda essa brincadeira, Valmir contou em entrevista um pouco mais sobre sua vida, sua rotina como aposentado, mas não deixou de dar destaque a elas, as laranjas.
Nascido em Ipecaetá, mas precisamente na Boca da Mata, no povoado do Cavunge, Valmir morou em São Paulo, onde trabalhou como segurança (vigia) por 35 anos, 9 meses e 14 dias, memória que ele guarda bem. Depois que se aposentou, voltou para a Bahia, onde mora há 11 anos em Santo Estevão.
Mas, ele já é chegado a Feira de Santana. Em 1972, quando veio servir ao exército, aproveitou a oportunidade para visitar a Rádio Sociedade, que na época ainda era chamada de Sociedade de Feira, nome que ele confessa que prefere.
A aposentadoria não lhe trouxe acomodação. Na verdade, ele procura o que se ocupar para não ficar com a mente, nem o corpo parado.
“A minha rotina, depois que me aposentei, eu não gostei muito não, porque a gente fica muito acomodado. Eu faço minha comida, lavo roupa, eu limpo a casa. Muitos anos eu limpei a casa, agora tem uma sobrinha minha que, duas vezes por mês, vem fazer limpeza. É só limpar o vidro e passar o pano no chão. Porque a casa não suja muito.”
Voltando às laranjas gigantes, Valmir cultiva também os tipos pera e limãozinho. Todas em sua propriedade. Até começarem a dar, foram cinco anos de espera. Depois disso, não parou mais.
Especialista nas laranjas que planta, ele contou que a fruta de um quilo tem origem na Indonésia. Lá, a fruta tem outro nome: Jeruki Bali ou Laranja Bali. Já aqui na região, ela também é chamada de limão-doce ou laranja-rosa. De acordo com ele, as que plantou em sua propriedade chegam a dar em torno de 200 a 300 por pé.
“Eu tenho três pencas que já estão dando. Tem que ver que dá 200, 300 laranjas dessas. Tem penca que dá de cinco até sete. Eu tenho que tirar umas fora, senão não aguenta, eu tenho que amarrar, escorar. Então, todo mundo que vai lá tira foto e traz para Feira de Santana.”
Segundo ele, a saúde da laranjeira não tem segredo. Na verdade, tem aquela velha e rica sustentabilidade de utilizar o que se tem e não deixar perder nada.
“Põe adubo comum, esterco de vaca, mas também todas as frutas que eu batia, aquelas cascas, aquela coisa, eu batia no liquidificador, misturava aquela gororoba e fazia o adubo orgânico. Eu mesmo já colhi uma que deu 1,535kg. Na Indonésia, chega a ter 2kg. Mas aqui no Brasil, não sei se ela consegue. Mas até mais de 1,5kg eu já colhi. Ela tem líquido. Quando é muito grande, conforme o tempo, a cabeça em cima, ela fica fofa. Mas essa que eu trouxe aqui, uma é fofa. Aquela teve lá maior do que outra. Eu cortei, estava muito fofo, sem suco. Eu cortei tudo e peguei para adubo”, revelou em entrevista ao Acorda Cidade.
O gosto é amante dos que preferem um azedinho cítrico. Mas quando fica madura, o docinho também chega. Mas para Valmir, é mesmo um limão.
Para o futuro, ele espera continuar vivendo bem, com simplicidade e com muita saúde para viver bem até o dia em que sua “cabeça obedecer às suas pernas”. “No dia em que a cabeça quiser ir para um lado e a perna quiser ir para outro, eu acho que é hora de parar”, brincou. Até lá, ele vai seguir fazendo a felicidade de muita gente, com suas enormes laranjas.
A história da laranja virou bolão no Acorda Cidade. Adivinha quem ganhou?
Teve palpite de 230g até 1,300kg, mas quem chegou mais perto mesmo foi o comendador, Dilton Coutinho, que apostou 700g no real peso da laranja. Pois bem, a laranja escolhida para entrar na brincadeira pesava 926g. Se não deu 1kg, chegou bem perto.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram